Você sofre de insônia ou vive com sono? Você pode estar propenso a Alzheimer

Você sofre de insônia ou vive com sono? Você pode estar propenso a Alzheimer
Segundo estudo realizado pela empresa Phillips , “na América Latina, menos da metade das pessoas mantém horários regulares para dormir. Além disso, 75% das pessoas têm distúrbios do sono”. Esses distúrbios vão além de causar desconforto e alterar nossa produtividade. Um estudo recente afirma que “a sonolência diurna pode ser um sinal de que você sofrerá de Alzheimer no futuro“. A pesquisa, conduzida pela Universidade de Washington, é contundente. Preste atenção, que lhe contaremos tudo a respeito.

Tudo é “culpa” dos amiloides

Esses resultados chocantes foram realizados em 142 adultos entre 45 e 70 anos de idade. Foi avaliada a má qualidade do sono, não as horas de sono em si. A palavra-chave para entender as conclusões do estudo é “amiloides”, que, segundo a Clínica Mayo, são “uma proteína anormal produzida na medula óssea e que pode ser depositada em qualquer tecido ou órgão“. O interessante é que o sono agitado e ruim mostra o acúmulo desse aminoácido no corpo das pessoas, o que se relaciona diretamente à doença de Alzheimer. A questão é que essa proteína, quando acumulada, estrangula os neurônios e seus depósitos são um sintoma claro dos pacientes com essa doença. Com base no que foi investigado, os médicos concluíram que, uma vez detectada essa relação, a doença leva de 10 a 20 anos para aparecer.

Os cochilos são um sinal inequívoco de reserva de amiloides

Com base nos dados coletados, o estudo indica que “cochilos frequentes também foram associados ao acúmulo de amilóide“. É que “aqueles que afirmam estar muito sonolento durante o dia foram quase três vezes mais propensos a ter depósitos cerebrais de beta-amiloide, uma proteína característica da doença de Alzheimer“, como indica o jornal espanhol ABC, comentando sobre um estudo semelhante com os mesmos resultados. O lamentável é que os depósitos amiloides não podem ser tratados, pois eles têm apenas tratamento sintomático. Portanto, qualquer melhoria na qualidade do sono das pessoas pode impedir esses depósitos perigosos nos neurônios e reduzir o risco de Alzheimer. “A identificação precoce de pacientes com sonolência diurna e o tratamento de distúrbios do sono podem reduzir o acúmulo de amiloides em grupos vulneráveis“, indica o estudo da Universidade de Washington que discutimos no início.

Mas por que não dormimos bem?

A Unidade da Universidade de Navarra, na Espanha, define distúrbios do sono como: « insônia, hipersonia, narcolepsia, apneias do ronco e do sono, parassonias e outros distúrbios, síndrome das pernas inquietas, terrores noturnos, pesadelos e sonambulismo «. Algumas dessas condições, pelo menos ao iniciar, podem parecer “normais” e “estressantes” para nós, e talvez não prestemos atenção a elas. No entanto, é muito importante fazer isso, porque o sono saudável influencia diretamente nossa qualidade de vida. “O sono afeta tudo o que fazemos e não é segredo que não dormimos as horas necessárias “, de acordo com o Dr. José Luis Carrillo Alduenda, médico da Clínica de Distúrbios Respiratórios do Sono (INER) e presidente da Academia. da Medicina do Sono AC no México, de acordo com o estudo sobre a qualidade do sono na América Latina, realizado por Royal Phillips .

Vamos melhorar nossa qualidade de vida

Portanto, é importante se esforçar para evitar e curar distúrbios do sono, tanto para evitar a aquisição de doenças como a doença de Alzheimer, como para evitar complicações no trabalho, doenças vasculares e baixa produtividade. Nosso sono noturno diário deve completar cinco ciclos que, se ocorrerem, permitirão: 1 Levante-se fresco e energético todas as manhãs. 2 Que sua memória e capacidade mental lhe permitam refletir, lembrar e aprender o que é necessário. 3 Deixe seu coração e sistema vascular descansar para a fadiga de cada dia. 4 Repare e regenere suas células e aumente a massa muscular em crianças. 5 Que os hormônios que permitem a fertilidade sejam liberados adequadamente. 6 A produção de citocinas, um hormônio que permite que seu corpo se mantenha saudável ou se cure rapidamente, se você tiver alguma condição.

Tome nota de algumas estratégias para gerar bons hábitos de sono:

  • Procure ter o mesmo horário para dormir e se levantar. Respeite-o sempre, na medida do possível.
  • Diminua ou evite a ingestão de cafeína à tarde, principalmente à noite.
  • Evite ou diminua cigarros, charutos ou tabaco para cachimbo.
  • Exercite-se diariamente, de preferência pela manhã ou à tarde.
  • Coma saudável na janta e em menor quantidade do que no almoço.
  • Se quiser beber bebidas alcoólicas, faça-o à tarde e evite-as logo antes de dormir.
  • Se quiser tirar uma soneca, tente acordar antes das 3 da tarde.
  • Antes de dormir, realize uma atividade relaxante.
  • Evite deixar o quarto muito quente ou muito frio.
  • Tente ficar longe de barulhos e distrações que o mantém acordado à noite.
  • Durante o dia, saia de casa e movimente-se o máximo possível.
Fonte: Familia

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