Treino em casa: como começar a se exercitar hoje mesmo

Treino em casa: como começar a se exercitar hoje mesmo
Oi, pessoal. Aqui é o Portal Ciência Fitness, tudo bom? Fomos convidados pela Flux Air para falar de um tema muito importante e que ganhou ainda mais relevância com o início da pandemia: treino em casa. Muitas pessoas se viram obrigadas a começarem a treinar em casa devido ao fechamento das academias, mas acabaram gostando desta forma de se exercitar. Para termos uma ideia dos números: pesquisa da Accenture revelou que 57% dos indivíduos começaram a fazer treino em casa, apesar de 80% das pessoas que treinavam com personal trainer afirmarem que cancelaram essa prestação de serviço (Fonte: Opinion Box). Apenas na terceira semana da quarentena, mais que triplicou a busca por termos relacionados a equipamentos de ginástica e musculação domésticos (alta de 212%) e tapete fitness (alta de 291%). E para entender tudo sobre treino em casa, nós do Ciência Fitness viemos aqui falar mais sobre esse tema. Ficou curioso(a)? Respira fundo (e corretamente!) e vem conosco!

Treino em casa: será que funciona?

Uma dúvida muito comum das pessoas que se exercitam é se o treino em casa vale mesmo a pena. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que fazer qualquer prática de atividade física é melhor do que, simplesmente, não fazer. Por isso, ela lançou um Guia para a realização de atividades físicas durante a quarentena. É importante destacar que os exercícios são essenciais, tanto para a saúde física quanto mental. Além disso, uma rotina de exercícios físicos também contribui para a prevenção de doenças, tais como hipertensão e diabetes. Assim, manter uma rotina de treino em casa pode ser uma excelente forma para combater o sedentarismo, pois além de ser bem prático, flexível para cada rotina, também é muito econômico.

Qual é o melhor tipo de exercício para o treino em casa?

Obviamente que isso vai depender do objetivo de cada um, assim como do condicionamento físico. Mas trouxemos aqui algumas sugestões para você. Quer ver?

Pilates em casa

O Pilates é uma técnica de conscientização corporal e de controle motor desenvolvida na Inglaterra, pelo alemão Joseph Pilates. De acordo com a Associação Brasileira do Método Pilates e Posturologia (ABMPP), o Pilates é um método de condicionamento físico e mental, com exercícios de baixo esforço e que pode usar diferentes aparelhos e equipamentos. Além disso, o sistema de exercícios do Pilates associa diferentes conceitos e técnicas, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, o condicionamento físico, a consciência corporal, o equilíbrio e a força muscular. Ou seja, quem acha que o Pilates só traz benefícios para a mente está completamente enganado. É possível sim praticar Pilates como uma atividade física. Duvida? Trouxemos aqui três vídeos super bacanas.
  • Pilates em casa para iniciantes : No vídeo de 15 minutos, a professora ensina exercícios para ajudar a pessoa a melhorar a postura e a emagrecer.
https://www.youtube.com/watch?v=aAWYyU8povw
  • Pilates para coluna lombar: Neste vídeo de 12 minutos, a professora ensina exercícios que podem ser praticados por iniciantes.
https://www.youtube.com/watch?v=kpCU5S65c6k
  • Pilates para abdômen e glúteos: É um vídeo com 24 minutos que mostra alguns exercícios para praticar Pilates em casa, com séries voltadas para o abdômen e glúteos.
https://www.youtube.com/watch?v=wvO_XumV3Sg

Treino cardio

O treino cardio é, na verdade, a atividade aeróbica e recebe este nome porque melhora a atividade cardiorrespiratória. O treino cardio tem como principais características a melhora da resistência muscular e a possibilidade de geração de alto nível de gasto energético, sendo que tal gasto varia de acordo com a intensidade da sessão de exercício.

Outros exercícios

Está gostando das nossas sugestões? Trouxemos mais 5 (cinco) dicas de como começar a se exercitar em casa. - Pular corda; - Polichinelo; - Dança; - Abdominais;

Vamos começar o treino em casa?

Como vimos, o treino em casa traz diversos benefícios. Porém, é necessário tomar alguns cuidados. De acordo com o personal trainer Diego Vanti, é muito comum ver pessoas se lesionarem ao buscarem exercícios, além de definirem cargas por conta própria. Por isso, é necessário tomar cuidados ao escolher a modalidade do treino em casa. E para quem vai começar, Diego traz algumas dicas: - Alimentação: a alimentação deve ser feita no mínimo 1:30h – 2:00h antes do treino para evitar desconforto abdominal; - Sobrepeso: se estiver em situação de sobrepeso, evite exercícios com saltos que podem gerar sobrecarga excessiva nas articulações, desencadeando dor e desconforto; - Cuidado com o tipo de piso: evite realizar exercícios em superfície escorregadia para evitar possíveis lesões; - Postura: fique atento ao alinhamento da coluna e joelhos, pois são estruturas que merecem total atenção; - Dor: se houver a sensação de dor ou desconforto (aquela sensação que machuca) durante a prática, pare imediatamente, pois é um indício de que algo não está bem. Além disso, para potencializar todos os resultados de um bom treino em casa também é necessário respirar bem, você sabia? Respirar de forma correta reduz a tensão nos músculos respiratórios, combate a ansiedade, além de promover uma sensação de relaxamento. Além disso, durante o exercício nosso corpo precisa de uma ventilação maior. Assim, respirar bem torna-se fundamental. E você ficou curioso(a) para saber mais sobre nosso site Ciência Fitness? Somos um portal com conteúdo voltados uma vida mais fitness. Separamos aqui 4 (quatro) posts que, certamente, vão te interessar e irão te ajudar a nos conhecer melhor: - Guia do Exercício em Casa: treinos, cuidados e dicas de profissionais; - Condicionamento físico: você sabe o que é?; - Treino cardio: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de exercício para se manter em forma durante a quarentena; - Treino em casa: como começar a praticar hoje mesmo. Além disso, você pode também nos acompanhar através do Instagram. Um grande abraço e até a próxima. CF

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