Treinar no frio dá mais gasto de energia e mantém a temperatura corporal

Treinar no frio dá mais gasto de energia e mantém a temperatura corporal
O treino no frio promove maior gasto de energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal e, por isso, pode aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício devido ao aumento da taxa metabólica para manter o corpo aquecido. No entanto, para que isso aconteça, é importante que o treino seja feito com mais intensidade para que o corpo atinja a temperatura ideal e seja possível gastar mais calorias por mais tempo. Apesar de favorecer o gasto de calorias, o tempo frio também pode levar ao aumento do peso, isso porque os músculos ficam mais contraídos e há maior dificuldade de movimentação, podendo haver preguiça para realizar atividade física, e também devido ao aumento do consumo de alimentos com maior quantidade de gordura e carboidratos que ajudam a manter o corpo quente. Mesmo que o gasto calórico seja mais elevado no inverno, é importante que a atividade física também seja praticada no verão com a mesma regularidade, pois assim é possível manter a saúde e o bem-estar. Listamos alguns dos benefícios de treinar no inverno, para te motivar a sair debaixo da coberta:

1. Fortalece o sistema imune

A exposição repetida e frequente ao frio, além de habituar o corpo às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imune, podendo reduzir o risco de ter doenças comuns, como gripe ou resfriado. Além disso, ao treinar no exterior, também se evitam os locais com muita gente, como academias ou centros de esportes, reduzindo as chances de pegar um vírus ou bactéria.

2. Previne doenças cardíacas

Ao treinar no frio, o coração precisa bombear o sangue mais rapidamente para conseguir aquecer todo o corpo, dessa forma existe um aumento na circulação sanguínea que ajuda a reduzir a pressão arterial e a limpar as artérias, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, AVC e até infarto.

3. Melhora o funcionamento do pulmão

Respirar durante os treinos ao frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura, no entanto, esta alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando a performance durante os exercícios e a energia durante o dia-a-dia.

4. Aumenta a resistência

Treinar no frio provoca um aumento no esforço do corpo, especialmente para o sistema cardiovascular e respiratório. No entanto, esse aumento no esforço é bom para aumentar a dureza e resistência do corpo, desde que não seja em excesso, criando muito desgaste.

5. Deixa a pele e os cabelos mais bonitos

Uma das formas mais naturais de manter a pele bonita consiste em utilizar água fria, pois isso ajuda a fechar os poros, evitando o surgimento de cravos e oleosidade excessiva. Treinar num ambiente frio tem o mesmo efeito pois ajuda a fechar os poros depois do treino. Além disso, o frio também traz benefícios para os fios de cabelo, pois ajuda a melhorar a saúde dos folículos capilares e a aumentar a sua capacidade para se manter no couro cabeludo, impedindo a queda excessiva. Aproveite o friozinho para se exercitar e potencializar seus resultados! Fonte: Tua Saúde Se você precisa de resultados instantâneos para respirar melhor, experimente o Flux Air. Desfrute dos benefícios de respirar livremente pelo nariz de forma segura e sem ação ou efeitos colaterais dos medicamentos.

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