Terapias te ensinam a dormir bem e transformar a sua rotina

Terapias te ensinam a dormir bem e transformar a sua rotina
A insônia é apenas um sinal de um desequilíbrio no corpo humano. Tratar a insônia é mais que melhorar o sono; melhora a saúde e previne que doenças mais graves aconteçam. Existem diversas terapias naturais que podem ajudar a reequilibrar os ciclos vitais e melhorar nossas noites de sono. Dar ao corpo as horas de descanso necessárias é essencial para manter a saúde física e mental. Além de restabelecer diversas funções químicas do organismo e até evitar doenças, o sono é responsável por nos manter focados, com a memória funcionando e de bom humor. Porém, com a rotina cada vez mais intensa que vivemos, nem sempre é fácil alcançar um repouso de qualidade. Para driblar alguns dos problemas mais comuns que afetam o sono, conversamos com especialistas e listamos abaixo oito dicas que vão te ajudar a dormir melhor.

Encontre seu ritmo, todos temos um

Analisar como o seu organismo funciona nos diferentes momentos do dia faz toda a diferença na hora de regular o sono. Saber se o seu cronotipo é matutino, vespertino ou intermediário ajuda a estabelecer qual é a melhor hora para dormir e acordar. O cronotipo de cada pessoa é definido basicamente pelos níveis de melatonina no sangue ao longo do dia. Quem tem um rendimento melhor à noite, pode optar por dormir mais tarde e, também, acordar mais tarde. O mesmo serve para quem é mais ativo pela manhã e começa a se sentir cansado cedo.

Rotina para ir dormir

Tenha regularidade no horário de deitar e levantar. O corpo funciona como um ciclo e, quando criamos uma rotina, ele entende que deve segui-la. Por isso, se você exercitar o seu organismo para dormir às 23h, por exemplo, ele compreenderá que essa é a sua hora de ir para a cama e se preparará para isso.

Largue o celular

O celular e o computador também podem atrapalhar uma boa noite de descanso. A luz azul emitida por esse tipo de aparelho interfere na secreção do hormônio melatonina, que ajuda o corpo a pegar no sono. O indicado é parar de utilizá-los, pelo menos, uma hora antes de dormir.

Não lute contra a insônia

Ficar virando de um lado para o outro na cama, torcendo para dormir, só faz com que a ansiedade aumente e o sono fique mais distante. Nesse caso, levantar e fazer alguma atividade para dispersar o cérebro pode ajudar. Deixar o ambiente com uma luz baixa e ler um livro, por exemplo, é uma boa alternativa.

Alimente-se pensando no sono

Não é indicado comer em grande quantidade ou ingerir alimentos pesados antes de dormir, pois o organismo não está preparado para fazer uma digestão complexa nesse momento. O ideal é se alimentar, no máximo, até três ou quatro horas antes de deitar para evitar desconforto e até casos mais graves, como refluxo.

Beba um chá para dormir melhor

O preparo do chá já é uma oportunidade de parar a correria e relaxar: ele exige paciência para que o ponto fique adequado; depois, tempo para que a temperatura diminua e possa ser bebido.

Confira outros exemplos de plantas que vão te ajudar a diminuir a ansiedade:

  • Valeriana: a sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva-de-são-joão ou hipericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e antidepressivo. A planta pode ser usada no tratamento de depressão, ansiedade e agitação nervosa;
  • Camomila: tem ação calmante no sistema digestivo e nervoso; cria sensação de harmonia em casos de agitação;
  • Tília: suas propriedades calmantes auxiliam no tratamento de distúrbios do sistema nervoso, como estresse excessivo, ansiedade e histeria;
  • Melissa ou cidreira: pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes; é ótima aliada contra a tensão nervosa.

Menos velocidade e ansiedade

Desacelerar também é uma atitude que pode ajudar. Antes de dormir, anote as preocupações e comece a esvaziar e mente. Isso aliviará o funcionamento excessivo do cérebro e vai contribuir para o descanso.

Meditação para dormir melhor

A meditação auxilia a mente a se conectar com o que está acontecendo agora. Ajudando a entrar em sinergia com o corpo para compreender tudo que está acontecendo e nos reaproximar de nossa essência. Gerando os principais benefícios:
  • Melhor concentração;
  • Facilidade para relaxar;
  • Tranquilidade;
  • Equilíbrio Emocional;
  • Melhora nas relações interpessoais.

Mexa seu corpo e durma bem

A prática de exercícios é essencial para a saúde e traz inúmeros benefícios. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ativar o metabolismo e produzir hormônios necessários, movimentar o corpo também ajuda a diminuir o estresse e ansiedade, que são vilões de noites bem dormidas por dificultarem o relaxamento do organismo e da mente. Exercícios físicos como Yoga, Tai Chi Chuan e Pilates são excelentes opções.

Conforto faz bem

Sentir-se bem ajuda a relaxar o corpo e a mente, o que facilita a chegada do organismo ao estado de repouso. Para ficar confortável, vá desligando aos poucos. Tome um banho, coloque uma roupa confortável e beba um chá de camomila ou erva doce, que são alimentos indutores do sono. Fonte: Bambui Se você precisa de resultados instantâneos para respirar melhor, experimente o Flux Air. Desfrute dos benefícios de respirar livremente pelo nariz de forma segura e sem ação ou efeitos colaterais dos medicamentos.

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.