Surf: O esporte para os amantes da água

Surf: O esporte para os amantes da água

‘Pé na areia, caipirinha, água de coco…’ 🎵  Todo mundo está de acordo que esse lifestyle é a cara do Brasil, não é?

Aloha brothers e sisters, hoje vim apresentar 5 motivos para inserir o surf na sua agenda, então se você ainda tem o pé atrás sobre esse esporte, fique por aqui e descubra o motivo de tantas pessoas serem fãs desse lifestyle.

Psicologia do Esporte

Os benefícios do surf vão muito além do condicionamento físico, eles começam, antes de tudo, na mente.

Pesquisas recentes da OMS mostram que nos próximos 20 anos, a depressão será a doença mais comum do mundo. Além da depressão, entra nessa lista também a ansiedade, afinal, nós estamos cada vez mais expostos a uma cultura imediatista, que nos faz desejar que tudo seja feito em menos de 24h. Isso reflete em noites mal dormidas, palpitação, pensamentos indesejados, irritabilidade, tensão muscular e mal-estar.

É aí que a psicologia do esporte entra, expondo dados e pesquisas que contribuem cientificamente para o incentivo a prática esportiva em tempo livre. Com isso, vamos aos fatos:

#1 Fortalece a musculatura 💪

A prática do surf melhora o sistema cardiovascular e respiratório, isso porque durante uma sessão de surf o que você mais faz é remar, assim os membros inferiores e superiores são trabalhados durante a prática. Ao remar em cima de uma prancha, você trabalha os músculos dos braços, ombros e costas. Ao ficar em pé, pernas e abdômen, além do equilíbrio.

#2 Diminuição do Stress 🧘

Além de todos os benefícios para o corpo, o surf também traz benefícios para a mente, como o alívio do stress e da ansiedade, pois o contato com o mar ativa os nossos sentidos e provoca ótimas sensações. O contato com o mar ativa alguns hormônios ‘mágicos’ em nosso cérebro, como:

  • Dopamina e endorfina: responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar
  • Adrenalina: responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos
  • Serotonina: A melhor amiga do humor, responsável por regular o sono, o apetite, a temperatura do corpo, os movimentos, e principalmente, coordenar as funções intelectuais fundamentais

#3 Perda de peso 🙆

Durante uma hora da prática esportiva, cerca de 400 calorias são perdidas, ajudando a alcançar o peso ideal. Além disso, os praticantes do surf, geralmente, seguem uma alimentação equilibrada, o que ajuda a manter os hábitos saudáveis e faz com que o organismo funcione corretamente.

#4 Pleno contato com a natureza 🌊

É um lifestyle que ensina sobre respeito, persistência, paciência e superação de obstáculos. O surf depende exclusivamente da natureza para existir e os surfistas como dependentes dela para se divertir estão sempre mais sensíveis e atentos a problemas ambientais como: limpeza de praias, plantio de mudas, criação de palestras sobre conscientização com a comunidade.

#5 Melhora qualidade do sono 💤

Os exercícios físicos já são conhecidos por beneficiarem o sono, o surf tem um fator ainda mais positivo: o mar. A correnteza do mar obriga o surfista a remar bastante, exigindo um maior esforço físico, gastando mais energia e favorecendo um sono tranquilo. Para reforçar, olha esse relato do Rodrigo Cutelo, um surfista local da região do Vale do Itajaí - SC:

“Ah, surf…como eu amo!! Os benefícios desse esporte é bizarro, mentalmente, o surf elimina tudo de ruim que você está passando, faz o sorriso voltar ao rosto durante e após uma sessão limpa de surf irada, seja sozinho ou com um parceiro.” 😝

E aí, te convenci a dar essa chance para o surf? Dê esse passo na direção da saúde e divirta-se.

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.