Será que existe uma forma correta de respirar para correr melhor?

Será que existe uma forma correta de respirar para correr melhor?

Essa é uma pergunta que muitos corredores iniciantes fazem, afinal, é a respiração que garante um bom desempenho na hora da corrida.

Muitos corredores têm a preocupação em tonificar os músculos, mas esquecem que seu diafragma é tão importante quanto seu condicionamento físico. Isso porque, a cada contração, o diafragma ajuda a expandir seus pulmões para trazer oxigênio – o gás que seus músculos precisam para gerar energia. 

Sabendo de toda essa importância, vim aqui hoje apresentar algumas técnicas de respiração para elevar seu rendimento ao nível máximo. Bora? 🏃🏽💨

Começando pelo aquecimento

No início do treino, mantenha sua respiração o mais natural possível, inspirando e expirando como fazemos normalmente. Conforme for aumentando a intensidade do exercício, perceba o aumento da frequência cardíaca e procure ritmar a sua respiração.

Respirar pelo nariz ou respirar pela boca?

Quando você está correndo e o ritmo começa a aumentar, é normal sentir que não consegue mais manter a respiração apenas pelo nariz, pois é realmente difícil respirar apenas pelo nariz enquanto corre, principalmente a uma velocidade mais alta.

Ao mesmo tempo, inspirar e expirar apenas pela boca pode ter um efeito de hiperventilação. Dessa forma, a melhor maneira de respirar durante a corrida é inspirar e expirar usando o nariz e a boca combinados.

Exercícios de respiração 😮‍💨

Um dos ótimos exercícios de respiração do yoga é a respiração completa. Pode até parecer mentira, mas grande parte dos corredores não fazem a respiração completa durante a corrida e o ideal é praticá-la durante o dia quando não estiver treinando, para quando for correr ela sair naturalmente. Vale também associar à corrida a prática de outras modalidades que auxiliam no controle da respiração como meditação e natação.

Uma dica de ouro é treinar a respiração posicionando um livro em cima da barriga enquanto estiver deitado, mantendo a concentração no movimento do livro subindo e descendo. Fazer isso todos os dias, vai ajudar a respirar diafragmaticamente de forma inconsciente e automática.

Qual ritmo respiratório ideal?

  1     Corridas de baixa intensidade: 3:3 (3 passos inspirando e 3 passos expirando)

  2    Corridas de intensidade média: 2:2 (2 passos inspirando e 2 passos expirando

  3    Corridas de alta intensidade: 1:1 (como num sprint no final da corrida)

Mas, uma ressalva: o ritmo de respiração ideal na corrida varia de pessoa para pessoa. Use as indicações acima e respire conforme for melhor para seu desempenho.

Respire, inspire e… corra!

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