O Poder da Terapia Ayurvédica - ou Ciência da Vida!

O Poder da Terapia Ayurvédica - ou Ciência da Vida!

O equilíbrio entre corpo, mente e espírito é algo cada vez mais buscado pelas pessoas. E para alcançar sentimentos positivos que sejam capazes de proporcionar bem-estar físico e mental, existem algumas práticas que ajudam a atingir esse objetivo, uma delas é a medicina Ayurvédica, uma terapia indiana milenar.

Põe milenar nisso, viu! boatos que essa terapia surgiu há 5 mil anos.🤯

Mas afinal, do que se trata a Medicina Ayurvédica e como ela é utilizada em seus adeptos? Vamos entender tudo isso! 

A Ayurveda utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia, como forma de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.

Acredita-se que há energias existentes no corpo, mente e meio que se vive, e, quando há um desequilíbrio energético, causados por problemas emocionais, trauma físico ou má alimentação, por exemplo, são acumuladas toxinas que dão origem às doenças.

O método na prática 🧘🏼

Nesta terapia, acredita-se que o corpo humano é constituído por 3 princípios, ou Doshas, que são o Vata, Pitta e Kapha. Como forma de harmonizar os Doshas, as principais terapias são:

Alimentação - é baseada em uma dieta que tem o intuito de harmonizar o corpo, com alimentos frescos e de fácil digestão, sendo orientado comer sem pressa, com concentração e alimentos apropriados para cada um. pessoas pitta, por exemplo, precisam maneirar nos sabores picantes, que acentuam o fogo. 

Massagem - De um modo geral, elas aumentam a circulação dos fluidos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Podem ser feitas com óleos essenciais (bastante!), pó de ervas ou pedras vulcânicas, como forma de promover bem estar, relaxamento, flexibilidade e circulação sanguínea.


Terapia - Cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras… Tudo isso também é contemplado pelo ayurveda. Aqui também entra a Yoga, uma prática que trabalha a respiração e a postura, tendo como objetivo interligar o corpo e a mente.

Já que estamos falando de respiração, todo mundo há de concordar que não tem nada melhor do que respirar livremente pelo nariz, não é? 😮‍💨 Com o Dilatador Nasal Flux Air você pode! 

“A respiração acompanha a vida e a Yoga nos ensina a respirar fundo, expirar com calma e deixar fluir a paz no nosso corpo e mente. Quando começamos a praticar yoga, aprendemos a tornar consciente o ato de respirar e aos poucos, aprendemos a utilizar a nossa capacidade pulmonar completa. Então, vamos praticar e respirar de forma consciente.” @ viviaanecosta

(clique aqui para conhecer o Flux Air)

Fitoterapia - os princípios ativos das plantas medicinais são utilizadas como tratamento de doenças e alterações, de acordo com a necessidade de cada pessoa, à base de raízes, sementes e plantas como cravo, canela, capim-limão, coentro, gengibre e açafrão, por exemplo.


Purificação - Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam a ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias. 

Você não deve ter entendido muito coisa do que é Pitta, Vata e Kapha não é? (😅!) Massss… calma lá, vou te explicar tudinho.

Qual o seu Dosha? Vamos descobrir! 

O ponto de partida da Ayurveda são os cinco elementos básicos, também chamados de Pancha Maha Bhutas:

  • Espaço ou éter
  • Ar
  • Fogo
  • Água
  • Terra

Os cinco elementos se combinam de maneira única gerando os Doshas - espécies de humores biológicos que permeiam o corpo e a existência. São eles:

Pitta (Fogo e Água) - Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, azedo e oleoso.

Vata (espaço e ar) - São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro. 

Kapha (Terra e água) - Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado. 

E aí, espero que você tenha se identificado com algum, afinal, o que você está esperando para mudar seu estilo de vida (e de respirar!) para sempre? : )

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.