Nariz congestionado: 4 medidas para desentupir imediatamente

Nariz congestionado: 4 medidas para desentupir imediatamente
Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto a congestão nasal. O nariz entupido, frequente em quadros de gripes, resfriados e alergias, dificulta a respiração, atrapalha o sono, prejudica a alimentação e, apesar de não ser um sintoma grave, compromete muito o bem-estar.

Nariz entupido: causas

Ao contrário do que muita gente acredita, a congestão nasal (ou nariz entupido) não é causada pelo excesso de muco acumulado nas vias respiratórias. O desconforto, na verdade, é resultado de um inchaço nas paredes da mucosa nasal que atrapalha a passagem do ar pelas narinas.

Nariz entupido por gripe e resfriado

A congestão nasal normalmente é resultado de gripes e resfriados, ou seja, processos infecciosos de origem viral ou bacteriana. O desconforto causado pelo nariz entupido, nestes casos, costuma ser passageiro.

Nariz entupido por muito tempo

Em casos de rinite alérgica, sinusite ou desvio de septo, o incômodo provocado pela congestão nasal costuma ser mais duradouro. Quem sofre dos problemas tem ainda o hábito de usar descongestionantes que, apesar de promover alívio imediato, pode resultar em efeito rebote e piorar a condição se utilizado por mais de três dias. A obstrução nasal prolongada pode ainda, em casos mais raros, ser causada pela presença de pólipos ou tumores no nariz.

Nariz entupido ao deitar

A sensação de nariz entupido pode aumentar na hora de deitar. Isso ocorre porque, na posição, os cornetos (pequenos órgãos esponjosos que ficam dentro das narinas), já inchados pelo aumento da quantidade de sangue que circula pelos vasos sanguíneo, têm ainda mais diminuído o espaço para a passagem de ar.

Nariz entupido: o que fazer

A congestão nasal pode ser aliviada por meio de medicamentos que ajudam a desentupir o nariz ou até mesmo com soluções caseiras simples e naturais.

Como desentupir o nariz: remédio caseiro

Soluções e métodos caseiros e naturais podem ser boas alternativas para descongestionar o nariz. Conheça algumas opções indicadas por médicos: 1) Como desentupir o nariz com soro fisiológico O soro fisiológico é bastante conhecido e eficaz no tratamento da congestão nasal. Basta aplicar o produto nas narinas, várias vezes por dia, para manter a mucosa bem hidratada. 2) Massagem para desentupir o nariz A massagem facial indicada pelo otorrinolaringologista Jamal Azzam para desentupir o nariz é simples: basta massagear a região em torno dos olhos e o nariz, fazendo um pouco de pressão, para diminuir a dor e estimular a circulação sanguínea do local. 3) Inalação caseira para desentupir o nariz Eucalipto, alecrim e sálvia são apenas alguns dos ingredientes que podem funcionar como remédios naturais para fazer inalação e acabar com os desconfortos causados pelo nariz entupido. 4) Use Flux Air Se você precisa de resultados instantâneos para respirar melhor, experimente o Flux Air. Desfrute dos benefícios de respirar livremente pelo nariz de forma segura e sem ação ou efeitos colaterais dos medicamentos. Fonte: Dr. Jamal

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time] atrás, de [location]
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.