Mountain Bike para iniciantes - Por onde começar?

Mountain Bike para iniciantes - Por onde começar?

 

Novo ano, novo lifestyle? 

O ciclismo é a paixão de muitas pessoas, seja como forma de esporte para manutenção da saúde ou locomoção. Brisa no rosto, cabelos ao vento, sensação de liberdade, tudo isso, para muitas pessoas, é terapêutico e uma fuga da realidade e do estresse diário.

Depois do surgimento do modelo com 2 rodas em 1870, muitos outros se popularizaram desde então, além da criação de modalidades esportivas e até olímpicas, como é o caso do Mountain Bike, que nada mais é do que 'bicicleta de montanha'.

Essa modalidade, permite que o ciclista percorra estradas com diversas irregularidades e obstáculos, proporcionando uma maior capacidade cardiorrespiratória e contato com a natureza. Coletamos o relato de duas pessoas praticantes dessa modalidade:

“O MTB mudou radicalmente minha vida e me ajudou bastante no quesito saúde mental nesta pandemia. O Mountain Bike é um esporte muito interessante, porque além da oportunidade de cuidar do corpo e desenvolver habilidades diversas, ao superar desafios, me sinto mais motivada e preparada para a minha vida pessoal e até profissional.”  Kate Rocha, Ciclista de MTB

“Hoje em dia sou mais comprometido com as coisas por causa da disciplina na bike, não me vejo sem o ciclismo…” Matheus Fagner, Bi campeão mineiro XCO e XCM

Ou seja, está mais do que provado que a bike é a melhor opção para quem deseja se tornar mais ativo sem abrir mão da liberdade. Então, se você está lendo esse blog, é porque o primeiro passo já foi dado, você tem interesse em começar a praticar MTB, então fica por aqui que hoje nós vamos te dar umas dicas de como iniciar nessa modalidade e nesse lifestyle. 🌿

#1 passo -  Escolha uma Bike ideal

Escolher a sua bicicleta é um fator fundamental para iniciar as pedaladas. Por isso, tenha em mente o objetivo de uso da bike para então investir no modelo ideal para você. Por exemplo, se você quer apenas usá-la para lazer, opte por bicicletas de passeio que são mais simples, mas que apresentam ótima performance em ciclovias e parques.

Entretanto, se o desejo é usar a bicicleta para praticar esportes, é interessante que escolha um modelo de mountain bike, que se adapta facilmente a diferentes terrenos e é mais resistente.

#2 passo -  Use equipamentos de segurança

Quando se trata de dicas para ciclistas iniciantes não podemos esquecer de falar sobre segurança, para evitar que alguns acidentes aconteça durante o pedal, é fundamental o uso de alguns equipamentos como:

  • Luvas
  • Capacetes
  • Roupas adequadas
  • Farol, buzina e óculos

#3 passo - Cuide da sua hidratação, alimentação e alongamento

Boa alimentação, hidratação e alongamento são cuidados que você precisa ter antes mesmo de ir para o pedal. Isso porque como em qualquer esporte, se você não tiver uma alimentação saudável e se manter bem hidratado, o seu desempenho será baixo e não terá um bom rendimento. Se alongar é um ponto importante, pois um alongamento melhora a circulação sanguínea, aquece os músculos e amplia a flexibilidade. 

Depois de acompanhar essas dicas, que tal começar? 

Para finalizar, um passo importante nessa jornada, é saber respeitar os seus limites. Por isso, evite exageros e respeite os limites do seu corpo, comece aos poucos e devagar vá garantindo confiança. Comece!

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.