Mais 27 razões para usar a bicicleta

Mais 27 razões para usar a bicicleta

Pedalar é uma das decisões mais sábias que alguém pode tomar. Todo mundo sabe que faz bem, e todo mundo sabe que deveria fazer também. Mas se você ainda não se mexeu, há sempre novos motivos que podemos te contar. Porque as razões para colocar a bicicleta na sua vida, talvez, sejam infinitas.

1. Digestão

“A atividade física ajuda a diminuir o tempo necessário para a comida se mover pelo intestino grosso, limitando a quantidade de água absorvida de volta ao corpo e deixando-o com fezes mais macias, mais fáceis de passar”, explica a Dra. Ana Raimundo, gastroenterologista da Harley Street. Além disso, o exercício aeróbico acelera a respiração e os batimentos cardíacos, o que ajuda a estimular a contração dos músculos intestinais, o que impede aquela sensação chata de inchaço e previne o câncer de intestino.

2. Poder cerebral

Pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que uma melhoria de 5% na aptidão cardio-respiratória do ciclismo levou a uma melhoria de até 15% nos testes mentais. Isso ocorre porque o ciclismo ajuda a construir novas células cerebrais no hipocampo – a região responsável pela memória, que se deteriora a partir dos 30 anos. “Ele aumenta o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro, o que reafirma e regenera os receptores, explicando como o exercício ajuda a prevenir a doença de Alzheimer”, diz o autor do estudo, professor Arthur Kramer.

3. Saúde

“O exercício moderado torna as células imunológicas mais ativas, de modo que elas estão prontas para combater a infecção”, diz Cath Collins, nutricionista-chefe do St George’s Hospital, em Londres. De fato, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, as pessoas que pedalam por 30 minutos, cinco dias por semana, ficam cerca da metade do número de dias doentes do que os amantes do sofá.

4. Longevidade

O King’s College London comparou mais de 2.400 gêmeos idênticos e descobriu que aqueles que faziam o equivalente a apenas três viagens de 45 minutos por semana eram nove anos ‘biologicamente mais jovens’, mesmo depois de descontar outras influências, como índice de massa corporal (IMC) e tabagismo. “Aqueles que se exercitam regularmente têm um risco significativamente menor de doença cardiovascular, diabetes tipo 2, todos os tipos de câncer, pressão alta e obesidade”, diz Lynn Cherkas, que conduziu a pesquisa. “O corpo se torna muito mais eficiente em se defender e regenerar novas células”.

5. Sustentável

Vinte bicicletas podem ser estacionadas no mesmo espaço que um carro. São necessários cerca de 5% dos materiais e energia usados ​​para fabricar um carro para fabricar uma bicicleta, e uma bicicleta produz zero poluição. As bicicletas também são eficientes. Você viaja três vezes mais rápido do que andando pela mesma quantidade de energia e, levando em consideração o ‘combustível’ que você coloca no seu ‘motor’, faz o equivalente a 2.924 milhas por galão. Você deve agradecer à sua proporção de peso: é cerca de seis vezes mais pesada que sua bicicleta, mas um carro é 20 vezes mais pesado que você.

6. Vida sexual

Ser mais fisicamente ativo melhora a sua saúde vascular, que tem o efeito indireto de aumentar o seu desejo sexual, de acordo com especialistas em saúde dos EUA. Um estudo da Universidade de Cornell também concluiu que atletas do sexo masculino têm a capacidade sexual de homens de dois a cinco anos mais jovens, e mulheres fisicamente aptas adiam a menopausa por uma quantidade semelhante de tempo. Enquanto isso, uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard descobriu que homens com mais de 50 anos de idade que andam de bicicleta por pelo menos três horas por semana têm um risco 30% menor de impotência do que aqueles que fazem pouco exercício.

7. Bebês mais saudáveis

Um ‘pão no forno’ pode se beneficiar tanto da sua pilotagem quanto você. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos EUA, as futuras mães que se exercitam regularmente durante a gravidez têm um trabalho de parto mais fácil e menos complicado, se recuperam mais rapidamente e desfrutam de um humor geral melhor ao longo dos nove meses. Os bebezinhos também têm 50% menos chances de se tornarem obesos e desfrutam de um melhor desenvolvimento intrauterino. “Não há dúvida de que exercícios moderados, como andar de bicicleta durante a gravidez, ajudam a condicionar a mãe e proteger o feto”, diz Patrick O’Brien, porta-voz do Royal College of Obstetricians and Gynecologists.

8. Coração

Estudos da Universidade de Purdue, nos EUA, mostraram que o ciclismo regular pode reduzir em 50% o risco de doenças cardíacas. E, de acordo com a British Heart Foundation, cerca de 10.000 ataques cardíacos fatais poderiam ser evitados a cada ano se as pessoas se mantivessem mais fiéis aos exercícios. Andar de bicicleta apenas 32 quilômetros por semana reduz o risco de doenças cardíacas para menos da metade do risco daqueles que não praticam exercícios.

9. Rendimento

Um estudo com 200 pessoas realizado pela Universidade de Bristol descobriu que os funcionários que se exercitavam antes do trabalho ou na hora do almoço aprimoravam o gerenciamento de tempo e carga de trabalho, além de aumentar a motivação e a capacidade de lidar com o estresse. O estudo também relatou que os trabalhadores que se exercitaram sentiram melhor seu desempenho interpessoal, fizeram menos intervalos e acharam mais fácil terminar o trabalho a tempo. Infelizmente, o estudo não encontrou uma ligação direta entre andar de bicicleta e conseguir uma promoção.

10. Afasta do câncer

Existem muitas evidências de que qualquer exercício é útil para prevenir o câncer, mas alguns estudos mostraram que o ciclismo é especificamente bom para manter as células em bom estado de funcionamento. Um estudo de longo prazo realizado por pesquisadores finlandeses descobriu que homens que se exercitavam moderadamente por pelo menos 30 minutos por dia tinham metade da probabilidade de desenvolver câncer do que aqueles que não praticavam. E qual foi uma das formas moderadas de exercício que eles citaram? Pedalando para o trabalho. Outros estudos descobriram que as mulheres que pedalam frequentemente reduzem seu risco de câncer de mama em 34%.

11. Peso

Muitas pessoas que querem mudar de peso acham que sair para correr é a melhor maneira de começar a emagrecer. Mas enquanto correr queima uma tonelada de gordura, não é gentil se você for um pouco muito grande. O impacto pode ser demais para o seu corpo. Quando corremos, o peso que bate no seu corpo quando se bate o pé no chão é de duas a três vezes maior que o nosso peso normal. É muita força! Por isso, comece de bicicleta. A maior parte do seu peso é absorvida pela sela, para que o seu esqueleto não seja atingido. A corrida pode esperar…

12. Poluição

Você pensaria que um ciclista da cidade aspiraria muito mais poluição do que os motoristas e passageiros nos veículos expulsando os gases nocivos. Não é assim, de acordo com um estudo realizado pelo Imperial College London. Os pesquisadores descobriram que os passageiros de ônibus, táxis e carros inalaram substancialmente mais poluição do que ciclistas e pedestres. Em média, os passageiros do táxi foram expostos a mais de 100.000 partículas ultrafinas – que podem se instalar nos pulmões e danificar as células – por centímetro cúbico. Os passageiros do ônibus absorveram pouco menos de 100.000 pessoas e as pessoas inalaram cerca de 40.000. Enquanto isso, os ciclistas foram expostos a apenas 8.000 partículas ultrafinas por centímetro cúbico. Pensa-se que os ciclistas respiram menos fumaça porque andam na beira da estrada e, ao contrário dos motoristas, não estão diretamente na linha de fumaça do escapamento.

13. Lanches sem culpa

Aumentar a ingestão de sal raramente é o conselho do seu médico, mas nos poucos dias que antecedem uma grande corrida ou esporte, é exatamente isso que você deve fazer. Isso dá a desculpa perfeita para se esbaldar em batatas fritas e outros alimentos salgados que você normalmente evita. O sódio neles ajuda a proteger seu corpo contra a hiponatremia, uma condição causada por beber muita água sem sódio suficiente, o que pode levar a desorientação, doença e outras coisas bem piores.

14. Tempo com a família

Andar de bicicleta é uma atividade que toda a família pode fazer junta. E as crianças são influenciadas pelas escolhas de exercícios de seus pais. Simplificando, se seus filhos observam você andando regularmente, eles acham que é normal e desejam seguir seu exemplo.

15. Melhora em outros esportes

Um estudo médico recente da Noruega recebeu o título “O treinamento de resistência aeróbia melhora o desempenho do futebol”, o que deixa bem claro que os benefícios em outros esportes e atividades são imensos.

16. Criatividade

Escritores, músicos, artistas, altos executivos e todo tipo de profissional usam exercícios para resolver bloqueios mentais e tomar decisões. Um estudo descobriu que apenas 25 minutos de exercício aeróbico aumentam pelo menos uma medida do pensamento criativo. O crédito vai para o fluxo de oxigênio para a sua massa cinzenta quando mais importa, despertando seus neurônios e dando-lhe espaço para respirar longe da confusão e das pressões da “vida real”.

17. Caridade

Muitos ciclistas transformam sua saúde, aptidão e determinação em esforços de captação de recursos para os menos afortunados. O passeio de bicicleta de Londres a Brighton levantou mais de £ 40 milhões para a British Heart Foundation desde que as duas instituições se envolveram em 1980, com inúmeros outros passeios contribuindo para os cofres de causas dignas.

18. Em forma

De acordo com o Fórum Nacional da Fundação para Doenças Cardíacas Coronárias nos EUA, os ciclistas regulares desfrutam de um nível de aptidão igual ao de uma pessoa 10 anos mais jovem.

19. Pulmões de aço

O ciclismo regular ajuda a fortalecer seu sistema cardiovascular ao longo do tempo, permitindo que seu coração e pulmões trabalhem com mais eficiência e obtenha mais oxigênio onde for necessário mais rapidamente. Isso significa que você pode fazer mais exercícios com menos esforço. Como isso é bom, não é?

20. Queima gordura

Os fisiologistas do esporte descobriram que a taxa metabólica do corpo – a eficiência com que ele queima calorias e gorduras – não é apenas aumentada durante uma corrida, mas por várias horas depois. “Mesmo depois de pedalar por 30 minutos, você pode queimar uma quantidade maior de calorias totais por algumas horas depois de parar”, diz o fisiologista esportivo Mark Simpson, da Universidade de Loughborough. E à medida que você se ajusta, os benefícios são mais profundos. Um estudo recente mostrou que os ciclistas que incorporavam intervalos rápidos em sua corrida queimavam três vezes e meia mais gordura corporal do que aqueles que pedalavam constantemente, mas em um ritmo mais lento.

21. Vício bom

Substitua uma dependência prejudicial – como cigarro, álcool ou comer muito chocolate – por uma positiva, diz William Glasser, autor de Positive Addiction. O resultado? Você é uma pessoa mais feliz e saudável, recebendo o tipo de sentimento que melhora as coisas na vida.

22. Melhore seu orçamento.

Custos para manter uma bike rodando são relativamente baixos, e pedalar não exige habilitações nem documentos pela bicicleta. Sem falar que você vai ter menos despesas com médicos e remédios.

23. Ficar alto (no bom sentido)

Os neurologistas da Universidade de Bonn visualizaram endorfinas no cérebro de 10 voluntários antes e após uma sessão de cardio de duas horas usando uma técnica chamada tomografia por emissão positiva (PET). Comparando os exames pré e pós-execução, eles encontraram evidências de uma ligação mais opiácea do hormônio feliz nas regiões frontal e límbica do cérebro – áreas conhecidas por estarem envolvidas no processamento emocional e no estresse. “Existe uma ligação direta entre sentimentos de bem-estar e exercício, e pela primeira vez este estudo prova o mecanismo fisiológico por trás disso”, explica o professor coordenador do estudo, Henning Boecker.

24. Mais amigos

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a socialização libera o hormônio oxitocina, que amortece a resposta de “combate ou fuga”. Outro estudo de nove anos da Harvard Medical School descobriu que aqueles com mais amigos reduzem o risco de morte prematura em mais de 60%, reduzindo a pressão arterial e fortalecendo o sistema imunológico. Os resultados foram tão significativos que os pesquisadores concluíram que não ter amigos de confiança é tão prejudicial à sua saúde quanto fumar ou carregar peso extra.

25. Felicidade

Mesmo se você estiver infeliz quando estiver sentado, pedalar elevará seu ânimo. “Qualquer exercício leve a moderado libera endorfinas naturais de bem-estar que ajudam a combater o estresse e a fazer feliz”, explica Andrew McCulloch, executivo-chefe da Mental Health Foundation. É provavelmente por isso que quatro vezes mais médicos prescrevem terapia com exercícios como o tratamento mais comum para a depressão em comparação com três anos atrás. “Apenas três sessões de 30 minutos por semana podem ser suficientes para dar às pessoas a ajuda necessária”, diz McCulloch.

26. nimo

Sentindo-se cansado? Parece contra intuitivo, mas se você se sentir cansado demais para um passeio, a melhor coisa a fazer é passear. A atividade física por alguns minutos é um despertar surpreendentemente eficaz. Uma revisão de 12 estudos sobre a ligação entre exercício e fadiga realizada entre 1945 e 2005 constatou que o exercício reduz diretamente os níveis de fadiga.

27. Amor

Não importa se seus ritmos não são perfeitamente compatíveis, apenas diminua o ritmo e aproveite a companhia um do outro. Muitos casais fazem um ou dois passeios de bicicleta toda semana.

E faz sentido: o exercício ajuda a liberar hormônios benéficos, então, depois de um passeio, você terá uma sensação calorosa com a sua cara metade, mesmo que depois de algumas horas, algo que ele(a) faça te irrite demais.

Fonte: Revista Bicicleta.com

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