Inverno: ar seco e frio são os vilões da boa noite de sono

Inverno: ar seco e frio são os vilões da boa noite de sono
No inverno muitas pessoas apresentam dificuldade na hora de dormir, atrapalhando uma boa noite de sono. Será que existe mesmo relação entre esses dois assuntos, frio e sono? Por incrível que pareça, sim. Ar seco e frio são os vilões da nossa respiração. Isso porque quando o frio e ar seco chegam nas vias aéreas, estimulam processos inflamatórios. Todos sofrem, mas principalmente alérgicos e asmáticos, uma vez que as inflamações são piores nesses pacientes. É nesta época também que há muito mais propensão a resfriados, gripes, rinites e sinusites, já que por conta das baixas temperaturas tendemos a ficar em ambientes fechados, o que é um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias. As inflamações engrossam as cavidades das vias aéreas, provocam inchaços. Portanto há menos espaço para o ar passar. Isso fica bem claro no caso de nariz "entupido", por exemplo, ou em quaisquer dos quadros de doenças citadas acima. Além disso, em grandes centros urbanos, não podemos subestimar o fator poluição. Neste clima, os poluentes ficam muito concentrados, não existe dispersão. O resultado? Piora da qualidade do ar que respiramos.

Frio x Sono x Apneia

Todos esses fatores prejudicam o fluxo de ar que circula no nosso sangue. E sem fluidez de oxigênio, fica praticamente impossível ter um sono tranquilo, mesmo entre aquelas pessoas chamadas "boas de sono". Sem a quantidade suficiente de ar, o organismo dispara alertas e provoca despertares e roncos. Algo muito semelhante a uma apneia do sono. Mas para muita gente será algo pontual. O problema fica maior entre aqueles que já têm algum distúrbio do sono. O paciente que já tem apneia do sono, por exemplo, percebe muito mais problemas no frio. O quadro se agrava, sem dúvida, no inverno. Para esses pacientes ainda há outro alerta da especialista. "As pessoas fazem muito mais ingestão de vinho e também de comidas calóricas, à noite. Essa combinação é péssima para quem tem apneia. As bebidas alcoólicas provocam um relaxamento da musculatura do pescoço e da garganta, dificultando a respiração. Enquanto que comer demais antes de dormir pode causar refluxo e indigestão, dois fatores agravantes de apneia. Quem sofre de insônia, crianças e idosos também costumam reclamar mais nesta época. "São públicos mais vulneráveis a qualquer mudança externa, então é preciso todo cuidado."

Cuidados gerais

Para prevenir problemas respiratórios e ter uma boa noite de sono mesmo no frio, seguem algumas dicas valiosas:
  • Manter sempre a casa ventilada e umidificada. No frio, a tendência é fechar todas as janelas, mas o recomendável é pelo menos deixar frestas e passar pano úmido no chão todos os dias;
  • Evitar aglomerações. Dar preferência para lugares onde haja troca de ar;
  • Lavar as mãos com uma frequência maior;
  • Lavar as roupas de inverno, que ficaram guardadas o ano todo, antes de usar. Essas roupas juntam muito pó e ácaro, que costumam provocar reação alérgica;
  • Manter-se bem aquecido. Vale usar aquecedor de ar, desde que com boa manutenção e juntamente a um umidificador. O corpo frio é incômodo e dificulta o relaxamento importante para o sono;
  • Respirar pelo nariz. Os pelinhos do nariz aquecem e umidificam o ar que entra no organismo. Quando respiramos pela boca, não há esse filtro e o ar chega às vias aéreas exatamente como está: frio e seco;
  • Tomar a vacina da gripe.
Se os problemas persistirem, não hesite em procurar um médico. Fonte: Vitalaire Se você precisa de resultados instantâneos para respirar melhor, experimente o Flux Air. Desfrute dos benefícios de respirar livremente pelo nariz de forma segura e sem ação ou efeitos colaterais dos medicamentos.

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