Entenda como a respiração correta alivia o estresse e ansiedade

Entenda como a respiração correta alivia o estresse e ansiedade
O estilo de vida nos grandes centros urbanos é um dos fatores que desencadeiam crises emocionais. Não é à toa que cerca de 70% dos trabalhadores do Brasil sentem-se estressados. Esse não é o único dado preocupante: de acordo com a OMS, o brasileiro é o povo que mais sofre de ansiedade no mundo. Aliado ao fator já citado, a organização aponta as questões socioeconômicas como as principais causadoras desses transtornos. Frente aos dados, é impossível não se questionar o que fazer para evitar ou diminuir esses problemas. Uma maneira eficaz e saudável é recorrer à respiração para aliviar o estresse e a ansiedade. Quer saber por que respirar corretamente é tão importante evitar esses males? Então confira o post de hoje!

A importância da respiração correta

A respiração pode eliminar até 80% das toxinas do nosso corpo, pois aumenta a oxigenação das células. Os resultados são a prevenção de doenças, auxílio ao emagrecimento, melhoria na gastrite nervosa e na enxaqueca. Sem falar na redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão. Para obter todos esses benefícios, é preciso respirar de maneira adequada: com lentidão, utilizando o diafragma. Com o corre-corre diário, a tendência é realizar a chamada respiração peitoral, que faz com que o diafragma pressione os pulmões e limite a capacidade dos órgãos.

A respiração no combate ao estresse e à ansiedade

Respirar tem uma íntima ligação com o emocional e, da mesma forma que o estado de espírito interfere na velocidade da respiração, é possível controlá-la para acalmar o corpo e a mente. Isso acontece porque a inspiração está relacionada ao lado ativo do sistema nervoso autônomo, enquanto a expiração conecta-se com o lado calmante. Assim, a respiração atua de 2 maneiras para aliviar momentos tensos: - A primeira é fisiológica, pois a ansiedade nos faz respirar rápido de forma rasa e, ao controlar a inspiração, o corpo volta ao equilíbrio. - A segunda é emocional, visto que ao prestar a atenção na respiração, a pessoa foca no momento presente e a ansiedade é minimizada.

Benefícios de uma respiração adequada

Engana-se quem acha que uma respiração adequada só traz benefícios para a saúde mental, auxiliando no combate ao estresse e ansiedade. Ela também pode trazer resultados significativos para sua saúde, tais como apresentaremos a seguir.

Combate a problemas no coração

Uma respiração completa auxilia no fortalecimento da musculatura respiratória. Com isso, os músculos cardíacos precisam realizar menos esforço ao longo do dia, ficando mais relaxados. Menos esforço para a região significa menor índice de complicações. Por exemplo, a pressão arterial se mantém estabilizada, trazendo maior sensação de bem-estar para a pessoa. O mesmo vale, também, para outras complicações cardiovasculares como a diminuição das chances de um infarto.

Melhora na imunidade

A relação entre uma respiração correta e imunidade está muito ligada, justamente, a diminuição do estresse, um grande inimigo do sistema imunológico. Quando a pessoa está excessivamente tensa, seu corpo reage, liberando o hormônio cortisol, que quando em altas concentrações, eleva a pressão e aumenta a energia para os músculos, deixando-os tensos, preparados para reações como fuga e luta. O problema é que estar em constante estado de tensão faz com que o cortisol permaneça em níveis elevados no organismo. E isso é altamente prejudicial para o sistema imunológico, já que o cortisol elevado gera problemas como: - problemas do coração; - distúrbios de sono (como insônia); - queda de cabelo; - problemas digestivos; - perda de memória; - obesidade, entre outros. Todos esses fatores também auxiliam no prejuízo do sistema imunológico, deixando seu organismo suscetível a uma série de doenças e problemas a curto e longo prazo, debilitando sua saúde. Por isso, o simples ato de respirar corretamente pode ser um aliado essencial para evitar que você fique doente diversas vezes durante o ano. Às vezes, até mesmo, problemas recorrentes, como inflamações e infecções recorrentes podem ser derivadas das complicações geradas pelo estresse excessivo.

Benefícios para a pele

A melhor oxigenação dos tecidos epiteliais gerada pela respiração correta gera um aspecto mais saudável e iluminado para a pele. O oposto também pode ocorrer. Por exemplo, a respiração curta e ofegante limita a quantidade de oxigênio que chega até a pele, deixando-a opaca, sem brilho e mais suscetível a ação dos radicais livres, que proporcionam o envelhecimento precoce da pele.

Melhor rendimento em exercícios físicos

Durante a prática de atividades físicas, dois pontos precisam se manter em alta eficiência: oxigenação do corpo e ritmo cardíaco. A respiração correta auxilia nesses dois pontos. Isso porque ela é capaz de exercer um melhor controle dos batimentos cardíacos, algo essencial para a prática de atividades físicas, principalmente para atletas. Além disso, a partir de uma execução correta, torna-se possível melhorar a oxigenação dos tecidos musculares, permitindo um melhor rendimento, principalmente em práticas de força e explosão.

Ativa as atividades cerebrais

O cérebro depende de oxigenação para funcionar corretamente. Assim, quando a respiração é feita de forma correta, há uma entrada de oxigênio de forma completa, auxiliando a preservação da região cognitiva. Assim, quando você realiza o processo adequado de respiração, você consegue conduzir mais oxigênio para o cérebro, que terá o “combustível” necessário para suas atividades cognitivas, além de auxiliar na irrigação dos vasos da região.

Como respirar adequadamente

Primeiro é preciso saber que a respiração nem sempre será igual: quem está cansado respira diferente de quem está dormindo ou de uma mulher grávida. O importante é prestar atenção se quem está em ação é o diafragma ou o tórax. Para reeducar a respiração, algumas dicas são infalíveis.

1. Inspire lentamente pelo nariz

Sinta a expansão abdominal e torácica. Não importa qual acontece primeiro, desde que seja devagar e com suavidade. Experimente expirar por um período mais longo, vai ajudar a relaxar.

2. Realize a respiração diafragmática

Ao respirar lenta e profundamente, o diafragma vai se expandir de maneira natural — não force o movimento do músculo. Essa respiração ajuda a regular o organismo e a acalmar o sistema nervoso.

3. Faça intervalos ao inspirar e expirar

Deixe o ar entrar e conte lentamente até três. Segure o ar no pulmão e conte novamente até três. Depois disso, solte o ar realizando a mesma contagem e, antes de fazer tudo novamente, conte mais uma vez.

4. Alongue a expiração

Você pode usar a técnica anterior aumentando a contagem até seis. Ou tente soltar o ar por mais tempo do que você o inspira, sem pausas, ao longo do dia. Isso ajuda a controlar a ansiedade. Usar a respiração para aliviar o estresse e a ansiedade é fácil e os exercícios não tomam muito tempo. Tente alguma — ou todas — das técnicas acima e perceba como elas vão lhe ajudar a ser mais saudável e tranquilo.

5. A Ginástica Holística e a Respiração

A respiração é um dos pontos trabalhados na Ginástica Holística. A região dorsal centro da nossa coluna se articula com a caixa torácica. Então um corpo que respira bem tem uma boa mobilidade dessa região o que favorece um alinhamento mais harmônico da coluna inteira. Uma pessoa que respira de forma mais natural economiza energia nesse processo e se cansa menos no final do dia. Entre os benefícios da respiração vistos, temos a melhora da forma da caixa torácica, do trabalho cardíaco e a massagem do diafragma sobre todos órgãos situados no ventre faz com que eles funcionem melhor. Fonte: Inst. Patricia Lacombe

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