Covid-19 mobiliza o Dia Mundial de Saúde em 2021

Covid-19 mobiliza o Dia Mundial de Saúde em 2021

Todo dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da manutenção da saúde para a melhoria da qualidade de vida. 

A cada ano, o Dia Mundial da Saúde tem como objetivo discutir um tema específico, prioritário na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde-OMS.

Em 2021, a proposta se baseia na construção de um mundo mais justo e saudável. Isso porque, devido ao Covid19, o mundo percebeu que a desigualdade social, bem como as condições de nascimento, crescimento, vida, trabalho e idade, priorizam algumas pessoas a viver vidas mais saudáveis ​​e desfrutar de melhores serviços médicos do que outras.

Em todo o mundo, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços médicos de alta qualidade, mas também têm dificuldade em sobreviver com baixos rendimentos diários e enfrentam menos oportunidades de emprego devido à desigualdade salarial. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte, prejudicando nossas sociedades e economias.

“Isso não é apenas injusto: é evitável. É por isso que estamos convocando os líderes para garantir que a equidade na saúde seja a peça central de nossa recuperação COVID-19. Isso resultará em uma região onde todos têm condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, onde os sistemas de informação em saúde são configurados para identificar populações em situação de vulnerabilidade, onde a sociedade civil e os indivíduos são parceiros na busca de soluções onde ocorrem as desigualdades e onde todos têm acesso à saúde e aos cuidados de saúde sem sofrer discriminação. Ao mesmo tempo, pedimos aos líderes que monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem” - trecho do texto da campanha da OMS 2021. 

É só olharmos ao nosso redor para perceber que a COVID-19 atingiu severamente todos os países, mas tem um impacto mais sério nas comunidades que já enfrentam grandes vulnerabilidades. 

Por isso, a campanha mundial é para construir um mundo mais justo e saudável, onde todos tenham os mesmos direitos de uma saúde digna e justa.

Link com o texto da campanha: https://www.paho.org/en/campaigns/world-health-day-2021-building-fairer-healthier-world

Dia Mundial da Atividade Física

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

Os médicos recomendam 30 minutos de exercícios físicos todos os dias. A Organização Mundial da Saúde estabeleceu uma data para a prevenção do sedentarismo, apontando que a prática inadequada é o quarto maior fator de risco de morte no mundo.

Segundo a OMS, a pandemia do novo coronavírus nos impôs uma nova rotina com o isolamento social. Por isso, romenda 150 minutos semanais de exercícios físicos leve ou moderado (cerca de 20 minutos diários) ou, pelo menos, 75 minutos de exercícios de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos diários).

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time] atrás, de [location]
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.