Coronavírus: quem tem rinite está no grupo de risco? Sinais são diferentes?

Coronavírus: quem tem rinite está no grupo de risco? Sinais são diferentes?
A rinite não é uma das doenças que colocam indivíduos no grupo de risco da Covid-19. Entretanto, se não tratada, ela pode aumentar, sim, as chances de infecções, incluindo pelo novo coronavírus. Normalmente, os batimentos ciliares do nariz fazem a limpeza do local. "Eles provocam uma secreção que põe para fora os microrganismos que estão depositados no nariz", diz Gustavo Mury, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, em São Paulo. Mas em uma pessoa com rinite, essa limpeza é prejudicada, levando a uma redução da imunidade local. O quadro provoca uma inflamação. Além de inchaço, há mais secreção e o batimento ciliar não fica tão coordenado, facilitando a entrada de um vírus, por exemplo, na região. O invasor tem mais tempo de contato com a mucosa e predispõe o indivíduo a doenças respiratórias. "A baixa imunidade local realmente facilita um quadro viral, mas é diferente de colocar pessoas com rinite no grupo de risco, que é uma chance maior de desenvolver casos graves da Covid-19", diz Maura Catafesta das Neves, doutora em ciências da saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e médica assistente do Hospital Universitário da USP.

Como cuidar da rinite

Apesar de não estarem no grupo de risco, indivíduos com rinite devem ter cuidado redobrado nestes períodos de grande circulação de vírus respiratórios. Neves sugere a lavagem do nariz com soro fisiológico duas vezes ao dia. "Pode usar spray ou seringa, vendidos nas farmácias. Só a lavagem com solução salina previne várias doenças respiratórias, mas não há nada comprovado que previne a Covid-19". Aliás, em época de coronavírus, ela ainda alerta para o uso individual dos dispositivos de lavagem, além de limpá-los na sequência com um pano umedecido com álcool ou lavar com água e sabão. Além disso, é importante lavar bem as mãos antes e depois de fazer a higienização. De acordo com Maria Cândida Rizzo, coordenadora do Departamento Científico de Rinite da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), o tratamento também deve ser feito com medidas ambientais e farmacológicas, estas últimas sob orientação médica.

É rinite ou coronavírus?

Ambas as condições podem ter alguns sintomas parecidos, como coriza, tosse e dor de cabeça, mas é possível diferenciá-las, principalmente sabendo do histórico pessoal. Os especialistas consultados afirmam que os sinais da rinite costumam ser limitados ao nariz e olhos, como coceira nesses locais, espirros, obstrução nasal e coriza.Já a Covid-19 leva a uma infecção viral sistêmica, ou seja, a todo um estado gripal. Fonte: Uol Se você precisa de resultados instantâneos para respirar melhor, experimente o Flux Air. Desfrute dos benefícios de respirar livremente pelo nariz de forma segura e sem ação ou efeitos colaterais dos medicamentos.

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.