Controle sua pressão arterial através da respiração

Controle sua pressão arterial através da respiração

Completamente atrelada à má alimentação, stress, fumo, falta de atividades físicas e obesidade, a pressão alta acelera os batimentos cardíacos e tem como resposta do corpo a sensação de fraqueza, tonturas, dores no peito e na cabeça, visão embaçada e sangramento nasal. Essa condição atinge 36 milhões de brasileiros adultos e implica em complicações diárias por conta da oscilação da pressão.
Muito provavelmente você tem pressão alta ou conhece alguém que tem. A quantidade de gastos com remédios é muito expressiva e por vezes ineficaz, porém quando regulada uma boa alimentação e a inserção de bons hábitos físicos, o seu corpo passa a experimentar uma nova frequência.

Não precisa se acabar de tanto suar
Certamente a prática de exercícios físicos não é descartável, porém, uma solução eficaz para o controle da pressão arterial está na prática de exercícios respiratórios. Abaixo você pode acompanhar algumas técnicas que além de regular a hipertensão, também reduzem a ansiedade e te levam a um alívio corporal.
Um grupo de estudiosos de Harvard concluiu que a respiração controlada realmente possui efeitos laxativos no corpo, uma vez que reordena o sistema alinhando a pressão. Outro dado sustentável é o olhar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia traz sobre o assunto, avaliando que atividades de respiração como yoga e meditação servem ao nosso sistema controlando as alterações arteriais. 

3 Passos simples 
Por isso vamos sugerir aqui algumas técnicas que podem te ajudar quando seu sistema atinge um pico de pressão:

Inspire fundo, encha os pulmões contando até três, segure o ar por mais três segundos e expire lentamente, depois de expirar, mantenha-se sem ar por mais três segundos. Não se preocupe, faça pelo menos cinco repetições;

Puxe o ar lentamente, e, com uma mão no peito e outra na barriga, perceba a movimentação do diafragma, depois de estar cheio, expire com profundidade, faça uma sequência por volta de 10 minutos e experimente a diferença;

Um estudo japonês constatou a eficácia da técnica dos 30 segundos, essa técnica convida a gente a encontrar um lugar confortável e sem muitos ruídos e fazer, dentro de 30 segundos, seis repetições de respirações profundas e veja sua pressão sistólica abaixando em cerca de 10 mm Hg;

Precisamos estar atentos para cuidar da respiração, você pode encontrar mais técnicas para regulagem e alinhamento entre o coração, cérebro e pressão clicando aqui.


Potencializando a respiração
Já se sabe que a respiração correta é grande aliada de uma pressão arterial saudável, desse modo o uso de um dilatador nasal como o Flux Air pode, em muito ser efetivo uma vez que desobstrui as vias nasais e permite que o ar encha os pulmões com maior plenitude. 

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