Conheça os 4 principais cuidados com a prática esportiva no inverno

Conheça os 4 principais cuidados com a prática esportiva no inverno
Todo ano é a mesma cena: no verão, as academias lotam! Mas basta a estação mais fria se aproximar para que elas esvaziem com a mesma velocidade. Exercitar-se somente quando faz calor não é o ideal, mas existem alguns cuidados com a prática esportiva no inverno que devem ser tomados. Bom mesmo é manter o ritmo de atividades físicas o ano todo, lembrando sempre que a academia não é a única opção. Você deve levar em conta suas habilidades e preferências na hora de escolher como e onde realizar seus exercícios. Entretanto, fugir do sedentarismo, mesmo durante o inverno, é importantíssimo para manter o condicionamento físico e a saúde em dia. Para ajudá-lo a manter-se sempre “na ativa”, preparamos algumas dicas de cuidados com a prática esportiva no inverno. Confira!

1. Faça aquecimento

No inverno, é importante caprichar um pouco mais na fase dos aquecimentos. Ela deve durar cerca de 20 minutos, já que o corpo está mais “frio” do que costuma ficar no verão, por exemplo. Sendo assim, o tempo que se leva para chegar à temperatura ideal para os exercícios é maior. E essa diferença é sentida por todos os músculos do nosso corpo: eles tendem a ficar mais contraídos e tensos no inverno. Isso aumenta o risco de lesões durante os treinos. Daí a importância de aquecer-se bem e ir aumentando o ritmo da atividade gradativamente.

2. Alongue seu corpo

Tão importante quanto o aquecimento é o alongamento. Ele torna os músculos e articulações mais elásticos, característica necessária para a boa prática esportiva. Dessa forma, os riscos de entorse e lesão muscular diminuem. O alongamento também funciona como um complemento ao aquecimento, já que ajuda a elevar a temperatura do organismo e promover o relaxamento muscular, eliminando as tensões da estação.

3. Prefira atividades indoor

No inverno, o ideal é optar por atividades indoor. Se você tem o costume de praticar atividades outdoor, como correr em parques, nem sempre as condições climáticas vão permitir que você o faça nessa estação. As garoas e o vento, com o tempo, podem acabar fazendo com que você se desmotive e desista de exercitar-se. Nesse caso, é melhor optar por outras atividades, que possam ser realizadas indoor, pelo menos até o final da estação fria. Alocar suas atividades em um ambiente livre de chuvas inesperadas e baixas temperaturas ajuda a manter a motivação para conservar o ritmo nessa época do ano.

4. Proteja as extremidades adequadamente

Se, entretanto, você é apaixonado por trilhas e esportes outdoor, e não abre mão dessas práticas mesmo no inverno, é importante proteger-se. As baixas temperaturas podem resfriar demais as extremidades do corpo, o que pode prejudicar até mesmo a circulação. Usar meias adequadas, luvas e, inclusive, alguma proteção para a cabeça, como um gorro, por exemplo, são medidas fundamentais. Para complementar, uma segunda pele ajuda a manter o corpo aquecido, sem interferir na transpiração. Fonte: Blog Solo

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