Conheça esportes ideais para quem tem mais de 60 anos

Conheça esportes ideais para quem tem mais de 60 anos
O esporte ideal para quem tem mais de 60 anos, é aquele em que a pessoa se sente bem, se sente capaz de se realizar e se conectar com o próprio corpo. Afinal, é preciso que em primeiro lugar, a pessoa que está fazendo alguma prática física se sinta confortável. É claro, que antes de começar qualquer atividade física, todas as pessoa precisam passar por um médico para uma avaliação da saúde. Não só aqueles que possuem mais de 60 anos, mas todos, sem exceção! Dessa forma, pesquisas revelam os esportes ideais para quem tem mais de 60 anos de idade, e é isso que queremos falar hoje aqui. Ficou curiosa(o)? Continue conosco!

1 – Andar de bicicleta

Você se lembra da frase, “”tal coisa” é igual a andar de bicicleta? Isso quer dizer que andar de bicicleta é algo que aprendemos enquanto crianças e nunca mais esquecemos. Pois é, pode dar um pouquinho de trabalho no começo, até mesmo um medinho, mas depois que começa, é só alegria. Andar de bicicleta, é um esporte ideal para quem tem mais de 60 anos, é um bom exercício. Ela trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. Além disso, fortalece os músculos das pernas e dos quadris, que são músculos importantes para a manutenção de uma rotina saudável na terceira idade. Porém, é preciso levar em consideração alguns cuidados, pois quando estiver pedalando, uma queda pode causar lesões sérias.

2 – Corrida

A corrida também é um esporte ideal para quem tem mais de 60 anos, porque traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. Gastar 30 minutos por dia, 5 vezes por semana pode trazer benefícios para a saúde na terceira idade. Assim, fazer um trabalho de alongamento e aquecimento antes da corrida é muito benéfico.

3 – Caminhada

Fazer caminhada todos os dias é uma boa forma de se exercitar. Para quem não está acostumado a praticar exercícios intensos, a caminhada é uma boa prática para começar. Por isso, é um esporte ideal para quem tem mais de 60 anos, pois é prático e fácil de inserir na rotina de quem tem uma certa idade. Na verdade, para quem é sedentário, começar a prática de exercícios pela caminhada pode gerar muitas vantagens. Além disso, melhora muito a coordenação, uma vez que ao caminhar a pessoa precisa processar e adequar os movimentos do corpo a estímulos visuais, sonoros e tácteis. Ainda, na caminhada é possível contemplar a natureza, respirar ar puro e se distrair de um jeito fácil e gostoso!

4 – Musculação

Fazer musculação na terceira idade é algo muito importante! Embora seja uma atividade física que exija mais esforço do corpo, também é recomendada para melhorar a saúde e bem-estar geral para quem já passou dos 60 anos. Quer saber os benefícios que a musculação promove para quem tem mais de 60 anos? Dê uma olhada a seguir:
  • Combate dores;
  • Melhora o sono;
  • Fortalece os ossos;
  • Fortalece o coração;
  • Diminui riscos de quedas;
  • Ajuda a combater a depressão e ansiedade;
  • Controla a glicose;
  • Proporciona alegria.

5 – Natação e Hidroginástica

A prática de exercícios como a natação promove a queima de calorias e trabalha a parte aeróbica, fortalecendo os músculos. Além disso, protege as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite. Outro ponto positivo da natação é que o contato com a água causa uma vasodilatação nas vias respiratórias, o que melhora instantaneamente a respiração dos idosos, diminuindo o problema da falta de ar.

6 – Yoga

A osteoporose é uma das queixas mais comuns na terceira idade e aumenta consideravelmente, o risco de fraturas. Por isso, a Yoga tem sido uma prática que vem contribuindo muito para diminuir o risco da osteoporose. Os benefícios da Yoga para quem passou dos 60 anos de idade são muitos, veja a seguir:
  • Favorece a saúde óssea;
  • Reduz a dor lombar;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Proporciona melhor coordenação e postura;
  • Ajuda no equilíbrio;
  • Promove a calma;
  • Aumenta a espessura das camadas corticais do cérebro.
Fonte: Aura 60

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time] atrás, de [location]
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.