Como fazer exercícios de respiração para melhorar o sono

Como fazer exercícios de respiração para melhorar o sono

Tradicionalmente contamos ovelhas mentalmente para dormir, mas podemos aprender como fazer exercícios de respiração para ter uma melhor qualidade de sono. Desta maneira, manteremos uma correta higiene do sono para evitar a insônia, o mais comum dos transtornos do sono.

Higiene do sono

O mundo dinâmico de hoje, carregado de estresse e dispositivos tecnológicos, aumenta exponencialmente a ansiedade e a depressão. A tranquilidade se afasta e a insônia aparece à noite. Da mesma forma, a intoxicação por álcool ou excesso de cafeína são prejudiciais.

A perda de sono afeta muito a saúde. Reduz o desempenho, aumenta a fadiga e aparecem sintomas que podem desencadear patologias graves. Podem ocorrer danos imunológicos, endócrinos, disfunção sexual, irritabilidade, perda de concentração ou memória.

Felizmente é possível combater esse tipo de sintoma. Só precisamos aprender uma série de exercícios de respiração para ter uma melhor qualidade do sono.

Desligue a TV e o telefone

Antes de começar é essencial verificar as condições do quarto. Deve estar escuro, arrumado e silencioso. Tiraremos o alarme do nosso campo de visão, pois este pode aumentar a ansiedade e a obsessão de adormecer.

É essencial desligar a TV e o celular, também a luz. Isso ajudará o corpo a se preparar para descansar. Também não é saudável dormir com o ar condicionado ligado.

Uma recomendação importante é não beber líquidos antes de dormir, pois o desejo de ir ao banheiro interrompe o descanso. Não levaremos para a cama o trabalho pendente ou uma lista de coisas a fazer no dia seguinte.

Acordar com a luz do sol redefine o relógio biológico. Se possível você deve tomar uma hora de sol da manhã, pois é ideal para pessoas com problemas de sono.

Exercícios de respiração para obter uma melhor qualidade do sono

em dúvida alguma, existem vários exercícios que nos ajudarão a combater o estresse que a atividade diária nos impõe. Trata-se de levar alguns minutos para respirar, relaxar e oxigenar o corpo e o cérebro.

Respiração diafragmática

A mais recomendada pelos especialistas é a respiração diafragmática ou abdominal. Melhora o metabolismo, a atenção e canaliza o estresse. Beneficia o sistema imunológico, a digestão, o sexo e reprodução. Além disso, os músculos abdominais são fortalecidos.

O ser humano se acostuma a respirar com a parte superior dos pulmões. Mas quando trazemos o ar até o estômago, aprendemos a sentir o nosso corpo e somos mais conscientes do momento. Também aumentamos o relaxamento.

O exercício recomendado para fortalecer a respiração diafragmática pode ser feito deitado ou sentado com as costas retas.

  • Em primeiro lugar, coloque uma mão no peito e outra no estômago.
  • Logo depois, inspire pelo nariz e expire pela boca. É importante que o estômago inche e o peito não se mova.

Esse tipo de respiração também é ideal para combater o estresse no trabalho. Três respirações diafragmáticas ou abdominais, durante as quais relaxamos os ombros, pescoço e testa, serão suficientes para nos sentirmos melhor. O cérebro trabalha mais relaxado e a produtividade aumenta.

Respiração concentrada

  • Em primeiro ligar, deite-se de costas e com a atenção focada na respiração.
  • Logo depois, inspire profundamente pelo nariz. Segure durante três segundos e expire pela boca.
  • Finalmente, repita o exercício oito vezes, descansando cinco minutos entre as repetições.

Respiração quadrada

  • Em primeiro lugar inspire pelo nariz e conte até quatro.
  • Logo depois, retenha o ar também contando até quatro, contagem que repetiremos enquanto expiramos pela boca.
  • Posteriormente, volte a contar até quatro enquanto não respira.
  • Finalmente, repita o exercício oito vezes.

Respiração nasal alternada

  • Em primeiro lugar, cruze as pernas e coloque a mão esquerda no joelho.
  • Logo expulse totalmente o ar dos pulmões e do abdômen.
  • Posteriormente, com o polegar direito feche a narina do mesmo lado e inspire com a esquerda.
  • Depois, abra a narina direita e expire por ela. Mantenha isso por cinco minutos e termine expirando através da narina esquerda.

Fonte: melhorcomsaude

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time] atrás, de [location]
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.