Caminhada consciente: uma maneira feliz de melhorar toda a sua vida

Caminhada consciente: uma maneira feliz de melhorar toda a sua vida
Se há algo para o qual não fomos feitos, é ficar em casa o dia todo sem fazer quase nada. Devo admitir que de vez em quando é agradável ficar em casa descansando e movendo-se só o necessário. No entanto, se os dias de repouso passam de poucos para muitos, a verdade é que até alguém sedentário como eu sente falta de algum movimento. Sou uma pessoa sedentária, devo admitir; ainda assim, gosto de sair para caminhar e respirar ar fresco; é como se o corpo me pedisse isso. Por isso, quando deixo de sair para caminhar, e depois de um tempo retomo minhas caminhadas, sinto que as veias das pernas vão arrebentar. É como se derramasse água quente por elas; além disso, me dá coceira. Tudo isto são sintomas da minha má circulação, que diminui quando tenho atividade física contínua. Ter uma vida ativa não é o mesmo que ir a uma academia 7 dias por semana. Basta sair para caminhar cada manhã; porém, se deseja tirar verdadeiro proveito deste exercício, você deve conhecer a caminhada consciente.

O que é a caminhada consciente?

De origem budista, esta caminhada é praticada há muito tempo. É uma espécie de meditação que se faz enquanto caminha; simples assim. Acontece que muitas pessoas não podem praticar meditação enquanto estão sentadas, isso porque precisam estar ativas. Pois bem, esse tipo de caminhada foi feito para eles. É interessante realizar este exercício porque pode ser feito a portas fechadas ou ao ar livre. Além de se adaptar a qualquer lugar, é muito simples de fazer.

Como é a caminhada consciente?

Normalmente, quando se faz uma caminhada como exercício, nós nos concentramos apenas em não pisar algo ou em não tropeçar; no entanto, na caminhada consciente o que se faz é prestar atenção a cada passo que dá, ao mesmo tempo que se vai fazendo respirações profundas. Como se pode ver, não é uma questão de quanto tempo gasta, onde faz ou a distância que percorre. Na caminhada consciente o que interessa é a atenção que você coloca na atividade e na sua maneira de respirar. A caminhada consciente implica dar pequenos passos e ir de maneira lenta. Isso irá ajudá-lo a ter uma conexão com você mesmo, observar tudo ao seu redor e se livrar do estresse acumulado. É recomendável que você não tente cobrir muitos passos em pouco tempo, esse não é o objetivo. Dê 10 a 15 passos lentos primeiro, depois descanse e respire profundamente até se sentir confortável. Volte o caminho percorrido antes, e ao terminar, volte a dar um pequeno descanso e respire profundamente. Faça este processo por uns 15 minutos. LEMBRE-SE: enquanto caminha, descanse e respire, tome consciência de todas e cada uma das sensações que o bombardeiam enquanto exerce a meditação. Veja a forma como respira, assim como sente suas pernas, pés, braços e mãos quando os move, enquanto caminha. Algo que também deve ter presente é observar tudo o que o rodeia (aromas, cores, pessoas, animais, o vento). Dar-se a oportunidade de contemplar cada aspecto do que acontece, isso o torna mais consciente da vida e ajuda a apreciar o que pode vivenciar.

Benefícios

– Liberar o estresse e, portanto, trazer mais saúde. – Aprender a prestar mais atenção e a estar mais concentrado. – Se conectar mais com o que o rodeia, pois estará prestando atenção ao lugar onde está se exercitando. – Desenvolver a capacidade de ficar calmo. Isso acontece porque, ao prestar atenção ao que você está fazendo, isso o ajuda a sentir e apreciar o que faz. – Traz autoconhecimento. Ao fazer caminhada consciente você consegue ter mais conhecimento de si mesmo. Isso porque você aprende a entender e a “ouvir” o que o seu corpo quer dizer sobre a sua saúde. – Vai ajudá-lo a desacelerar, ou seja, você vai aprender a viver sem pressa. Portanto, terá mais paciência para esperar. Aprenderá a tomar decisões com mais calma. – Deixará de andar curvado e começará a caminhar com mais elegância e mais devagar. Fonte: Familia.com

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