Bons hábitos atrasam em até 10 anos câncer e doenças do coração

Bons hábitos atrasam em até 10 anos câncer e doenças do coração

Uma pesquisa publicada na plataforma de informações médicas BMJ mostra que o estilo de vida saudável pode garantir 10 anos a mais sem doenças para as mulheres e sete anos a mais, para os homens.

A partir da análise de bases de dados que, juntas, reúnem informações de saúde dos últimos 20 anos de 111 mil indivíduos, os pesquisadores não só comprovaram que tumores e doenças do coração tardam mais a aparecer em pessoas que cultivavam hábitos saudáveis como estimaram quanto tempo as boas práticas acrescentam à vida.

Um dos autores do trabalho, Frank Hu, da Escola de Saúde Pública de Harvard, ressaltou a importância do achado: “É uma mensagem positiva para as pessoas: melhorando seus hábitos cotidianos, elas podem ganhar não apenas mais anos de vida, mas bons anos, com qualidade”.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores classificaram como saudáveis pessoas que aos 50 anos se encaixavam em pelo menos quatro dos seguintes critérios: nunca ter fumado; seguir uma dieta balanceada; praticar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias, manter índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9, não consumir mais do que uma taça pequena de vinho por dia ou 500 ml de cerveja.

No caso das mulheres, os resultados mostraram que as que estão enquadradas como saudáveis viveram, em média, 34 anos sem o surgimento de câncer, problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame, e diabetes tipo 2 – 10 anos a mais do que as mulheres que estavam fora desse grupo.

Segundo os mesmos critérios, os homens com hábitos considerados saudáveis viveram 31 anos em média livres dessas doenças, sete anos a mais do que os contemporâneos que não se encaixavam.

O câncer, as doenças cardiovasculares e o diabetes tipo 2 são as doenças mais prevalentes na velhice e também estão entre as que possuem maior relação com os hábitos dos pacientes. (Com informações da BBC Brasil)

Fonte: metropoles

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time] atrás, de [location]
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.