Alergia ao Frio? Saiba mais sobre a perniose

Alergia ao Frio? Saiba mais sobre a perniose

Junho já está batendo na porta e com ele o temido (por alguns!🤭) inverno. É durante esse período que aumentam as crises respiratórias e os espirros constantes por causa da mudança de clima. Um outro fenômeno não muito conhecido, mas que atinge cerca de 3% da população, é a alergia ao frio - ou perniose. Já ouviu falar? 👀

Na maioria dos casos não é necessário tratamento para esse tipo de alergia, no entanto quando os sintomas interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa, pode ser recomendado, em algumas situações, o uso de medicamentos, além de medidas que ajudam a manter o corpo mais aquecido.

Vamos para os sintomas:

  • Placas avermelhadas ou amareladas nas áreas expostas ao frio
  • A região afetada pode parecer sem sangue
  • Dedos das mãos e dos pés inchados
  • Sensação de dor e queimação
  • Coceira na pele, principalmente nas extremidades do corpo
  • Podem surgir feridas e descamação na pele inchada e vermelha
  • Podem surgir vômito e dor abdominal

É importante prevenir para evitar a alergia ao frio. Para isso, é preciso seguir as seguintes recomendações:

1 Não se expor ao ambiente frio e com vento, pois a baixa temperatura e o vento colaboram para que os sintomas da alergia apareçam.

2 Não consumir alimentos ou bebidas muito frias, afinal, quando ingeridos, eles provocam reações alérgicas. Prefira bebidas ligeiramente frescas ou que estejam em temperatura ambiente.

Nem todo herói usa capa - olha as dicas! 🥶

Caso você perceba algum sintoma de alergia ao frio, a primeira coisa a fazer é aquecer o corpo. Outra dica é não fumar e evitar as bebidas alcoólicas, porque isso pode piorar os sintomas. Também é importante praticar atividade física regularmente, para estimular a circulação sanguínea. 

E por último, mas não menos importante, aquele conselho de vó: Leve sempre um casaco na bolsa! Nunca se sabe quando podemos precisar de um : )

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.