Acordou irritado? Dormir pouco prejudica estímulos e respostas emocionais

Acordou irritado? Dormir pouco prejudica estímulos e respostas emocionais
Não dá para negar que nosso humor muda quando não dormimos direito e a irritação aparece. Para entender melhor de onde vem o mau humor, uma nova pesquisa analisou de perto como a privação de sono interfere em estímulos emocionais.

Como o estudo foi feito?

Para chegar à conclusão, os cientistas fizeram diferentes testes que mediam a atividade cerebral de 117 voluntários:
  • O primeiro teste acompanhou o impacto da falta de sono no contágio emocional e na capacidade de uma pessoa imitar e responder às emoções de outra;
  • O segundo examinou o efeito da privação de sono na capacidade de uma pessoa ter empatia pela dor de outra;
  • O terceiro foi sobre a relação entre a restrição do sono e a regulação emocional, que testou a capacidade de controle das próprias reações emocionais;
  • O quarto acompanhou a conectividade da rede cerebral de quem não dormiu;
  • O quinto avaliou o impacto da alergia sazonal (que é um fator de risco para a perda do sono) na inflamação do cérebro.

Com as reações dos participantes foi possível comprovar que:

  • A falta de sono aumenta a probabilidade de interpretar negativamente estímulos emocionais, a propensão a ter mau humor e achar mais difícil regular suas respostas emocionais;
  • Isso ocorre porque não dormir gera transmissões pobres entre as informações recebidas, as processadas pelo cérebro e os comportamentos emocionais. Depois de um sono curto, o controle cognitivo deixa de funcionar bem;
  • A privação de sono não prejudicou significativamente a capacidade de alguém ter empatia, ou seja, mesmo sem pregar os olhos continuamos a responder apropriadamente à dor de outra pessoa;
  • Quem tinha alergia a pólen teve sono ruim o ano todo, mas conseguia dormir mais profundamente durante a estação de pólen.
  • Os dados, registrados na tese de doutorado de Sandra Tamm, do Departamento de Neurociência Clínica do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, deixam o alerta de que a falta de sono crônica, sonolência e cansaço contribuem para as condições psiquiátricas, aumentando risco de depressão.

Táticas para dormir bem e evitar o estresse

  1. Estas são estratégias adotadas por médicos do sono para ter uma boa noite de descanso:
  2. Faça exercícios físicos regularmente;
  3. Evite usar o celular e ver TV antes de dormir;
  4. Acorde sempre no mesmo horário;
  5. Respeite as horas de sono que você precisa;
  6. Deixe o ambiente escuro e com clima agradável;
  7. Saia da cama se o sono não vier; Invista em exercícios de respiração;
  8. Não leve problemas para a cama.
Fonte: Uol

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