A importância do Sono para a Saúde Mental 💤💤

A importância do Sono para a Saúde Mental 💤💤

O sono é um fator essencial (e inevitável!) para uma boa qualidade de vida, pois ajuda a regular o metabolismo, renovar as células, consolidar o aprendizado e tantas outras questões que influenciam diretamente no desenvolvimento do nosso corpo, especialmente a saúde mental.

Nosso cérebro é uma máquina super poderosa, que através da Glândula pineal, libera serotonina e produz melatonina. A serotonina atua no sistema nervoso regulando o bom humor, sono, apetite e várias outras funções do nosso organismo, por isso, é conhecida como "hormônio do bem-estar”.

Já para ativar a melatonina, basta apagar a luz! 💡

Isso mesmo que você leu, a glândula pineal sincroniza nosso relógio interno com o ciclo claro-escuro, então, na ausência de luz, esse pequeno órgão cerebral produz o hormônio que nos leva ao mundo dos sonhos: a melatonina. Por isso, antes de dormir, é ideal que a gente deixe pra lá a TV e outros aparelhos eletrônicos, apague as luzes e durma em total escuridão. 

Depois disso, a melatonina faz a festa no nosso cérebro. Tuts Tuts Tuts!! 💃🏼🎉

Como esses neurotransmissores não se produzem sozinhos, precisamos cuidar da nossa alimentação e assim garantir que a festa não vai parar. 

  • Mau Humor
  • Dificuldade para dormir
  • Assaltos a geladeira
  • Dificuldades no aprendizado e falta de memória
  • Cansaço, irritabilidade e falta de paciência

Esses são só alguns dos sintomas causados pela falta de serotonina no corpo. Mas calma, nem tudo está perdido, lá vai a dica: Consuma alimentos ricos em Triptofano, como chocolate preto, abacaxi, tomate, leite e derivados, cereais e outros, e pratique exercícios físicos regularmente.

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A falta de melatonina causa problemas sérios e merecem muita atenção, como:

  • Eleva o risco de câncer de mama
  • Diminui a capacidade de queimar calorias
  • Aumenta as chances de derrame cerebral
  • Aumenta o apetite por comidas gordurosas
  • pode Desencadear TDAH

Assim como existem os alimentos heróicos para serotonina, aqui vai alguns que também podem salvar sua noite de sono, são eles: abacaxi, banana, aveia, aspargos, nozes, cebola, gengibre e algumas sementes.

Você sabia !?

Existe um distúrbio chamado parassonia, onde a pessoa pratica atividades e movimentos fora do comum mesmo enquanto dorme, inclusive existem casos de pessoas que cometeram crime em estado de parassonia. Mais ou menos essa energia aqui:

"Você se mexe muito de noite?”
“não, sou de boa 😄”
A pessoa 3h da manhã (risos!):
 

Lá vai outra curiosidade: Não dormir por 4 horas equivale a tomar 6 latas de cerveja. Aquela sensação de felicidade após muito tempo sem dormir é gerada porque ocorre a liberação de dopamina e assim tem uma sensação positiva como se tudo estivesse bem. Durma bem e não fique bêbado de sono! 😜

Para finalizar, você sabia que cerca de 66% da população brasileira tem problemas na hora de dormir? Ainda bem que temos o nosso aliado Flux Air, um Dilatador Nasal desenvolvido por médicos que garante uma respiração plena e uma ótima qualidade de vida, afinal, um sono tranquilo, reparador e sem interrupções é sinônimo de saúde e a base de tudo que há de bom.

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