A importância de uma boa noite de sono

A importância de uma boa noite de sono

Dormir é viver


O sono é uma atividade fisiológica que não pode ser evitada, um processo vital para nosso organismo, esse é o momento no qual acontece a reordenação do nosso sistema cognitivo assimilando os aprendizados do dia e absorvendo as experiências, além de ser nesse momento que os músculos entram em um estado de relaxamento e reposição energética.


Enquanto uns dormem, outros sonham...


Uma boa noite de sono é quase um sonho a ser realizado nas noites de quase metade das pessoas, segundo a OMS os distúrbios de sono afetam 40% da população, e assim que o dia começa o cansaço, stress, desconcentração e mau humor começam a aparecer, trazendo com eles outros problemas que podem prejudicar a sua saúde, como uma baixa na imunidade, por exemplo.

O Brasil dorme bem?


Em 2018 uma pesquisa da Royal Philips apontava que cerca de 73 milhões de brasileiros tinham problemas ao dormir, e entre os 3 maiores problemas no sono estavam a insônia, apnéia obstrutiva do sono e sonambulismo. 


Apneia Obstrutiva do Sono?


Insônia e sonambulismo já são praticamente de conhecimento comum, a primeira envolve uma grande dificuldade para dormir e a segunda é uma atividade que se classifica como uma psicopatologia onde existe esquecimento de coisas feitas e ou faladas durante o sono, mas o que esse seria a Apneia Obstrutiva e o que esse nome mais complexo significa? 


O Ministério da Saúde descreve a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), como uma obstrução da via aérea no nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos. Após esta parada, a pessoa acorda, emitindo um ronco muito barulhento. A apnéia obstrutiva do sono pode ocorrer várias vezes durante a noite, havendo pessoas que apresentam uma a cada um ou dois minutos.


Sendo um dos maiores vilões do sono dos brasileiros, a AOS tem tratamento e pode ser dispensada por algumas alternativas, sendo elas:

  • Controle de peso, prática regular de exercícios físicos, parar de fumar, reduzir consumo de álcool, ingerir medicação apenas mediante prescrição médica;
  • Dispositivos intraorais, fisioterapia e teorias comportamentais;
  • Uso de dispositivos ou aparelhos que visam facilitar o fluxo do ar pela via aérea.               

Cuide do seu sono e viva melhor

Um dos pilares para a qualidade de vida é o sono, reconhecer a importância do mesmo é certamente o primeiro passo para uma boa disposição no dia seguinte, e como dicas finais, aqui vão algumas orientações do Dr. Drauzio Varela:

  • Evite ingerir álcool, bebidas e alimentos cafeinados pelo menos 4 horas antes de dormir;
  • Procure ir para a cama sempre no mesmo horário;
  • Tente se alimentar 3 horas antes de dormir, assim a digestão terá sido feita inteiramente antes do sono, o que facilita a noite de descanso;
  • Caso não consiga dormir nos primeiros 30 minutos, leia algo, escute uma música suave e deixe seu corpo relaxar. 

Passos simples podem revitalizar seu sono, é só começar.

 

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