Veja 7 formas caseiras de aliviar a sinusite

Veja 7 formas caseiras de aliviar a sinusite

A sinusite pode acontecer várias vezes ao longo da vida devido a diferentes causas, como infecção pelo vírus da gripe ou alergias, por exemplo, levando ao surgimento de sintomas bastante desconfortáveis, como dor de cabeça e no rosto, congestão nasal e febre acima de 38º C, por exemplo.

Dessa forma, para curar a sinusite mais rapidamente deve-se eliminar o que está causando a inflamação e seguir algumas dicas simples para aliviar os sintomas e facilitar a cura e recuperação de cada crise, como por exemplo:

1. Umidifique o ar

Usar um umidificador ou simplesmente colocar um balde com água morna dentro dos cômodos da casa é uma excelente forma de umidificar o ar, tornando-o menos seco. Isso faz com que as vias respiratórias fiquem mais hidratadas e menos irritadas, aliviando o desconforto e facilitando a cura.

Esta dica é especialmente útil durante a noite para facilitar o sono e evitar acordar com o nariz entupido, por exemplo.

2. Use soro fisiológico para limpar o nariz

Colocar algumas gotinhas de soro fisiológico dentro de cada narina ajuda a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções, pois fluidifica o catarro, tornando-o mais fácil de retirar. Assim, o ideal é não inspirar o soro, mas assoar o nariz logo a seguir.

3. Use uma solução salina caseira

Adicionar 1 colher de sopa de sal num copo de água filtrada ou mineral e aplicar essa mistura dentro do nariz também é uma forma caseira de acabar com o desconforto da sinusite. Pode-se colocar essa mistura numa seringa e espirrar com força dentro do nariz, mantendo a boca aberta. Assim é possível retirar uma boa quantidade de catarro e impurezas deixando o nariz desentupido facilmente.

4. Inspire vapores de ervas

Colocar algumas folhas e flores de camomila ou eucalipto numa bacia com água quente também é uma excelente forma de aliviar a congestão nasal causada pela sinusite. A seguir pode-se ainda colocar um pano úmido ainda quente no rosto, porque isso também irá ajudar a melhorar a respiração mais rápido.

5. Beba mais água

Uma forma natural de umidificar os seios nasais, sendo uma ótima ajuda em caso de sinusite seca é consumir mais líquidos, especialmente água ou chás sem açúcar. Assim todos os tecidos do corpo ficam mais hidratados, inclusive a mucosa nasal. 

6. Coma refeições mornas

Sopas e caldos são boas opções de almoço e jantar enquanto os sintomas de sinusite estiverem presentes. Esses pratos ajudam a desobstruir o nariz e a diminuir a dor e a irritação da mucosa nasal. 

7. Descanse o suficiente

Diante de uma crise de sinusite é recomendado ficar de repouso ou que pelo menos se consiga descansar de forma adequada. Dormir tarde e acordar sempre cansado pode indicar que não está descansando o suficiente.

Durante o tratamento é indicado evitar esforços e fazer atividade física com treinos muito intensos. Caminhadas de 20 minutos podem ser bem-vindas se forem realizadas num local arejado e arborizado, mas se a sua sinusite é causada por alergia, essa pode não ser uma boa opção, e ficar em casa pode ser uma melhor escolha.

O que pode causar sinusite crônica

Embora, na maioria dos casos, a sinusite fique curada depois do tratamento e demore muito tempo para voltar a aparecer, existem pessoas que sofrem de sinusite crônica, que surge várias vezes ao longo do ano e cujos sintomas se mantém por mais tempo. Geralmente, esse tipo de sinusite é provocada por causas que não são fáceis de serem eliminadas e que, por isso, estão constantemente irritando os seios nasais e provocando o surgimento do problema.

As principais causas de sinusite crônica são:

  • Alergias respiratórias, como alergia a pelo de animais ou poeira;
  • Fumaça de cigarro;
  • Doenças autoimunes que fragilizam o sistema imune.

Além disso, algumas pessoas podem ainda possuir pólipos no nariz ou outros problemas anatômicos que facilitam o desenvolvimento da sinusite. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia para resolver o problema, que acaba sendo a cura do problema. No entanto, essa cirurgia não impede que a sinusite volte a surgir devido a outras casos, como alergias ou infecção pelo vírus da gripe, por exemplo. 

Fonte: tuasaude

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time] atrás, de [location]
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.