4 dicas para melhorar a qualidade do sono

4 dicas para melhorar a qualidade do sono
A boa qualidade do sono é um aspecto fundamental para manter uma boa saúde. Quando dormimos, não só o corpo descansa, como a mente também relaxa para enfrentar um novo dia com energia. Os efeitos do sono insuficiente ou de má qualidade são bem conhecidos. Estes incluem dificuldade de concentração, velocidade de reação diminuída e um estado de humor apático. A boa qualidade do sono passa necessariamente por uma higiene do sono adequada. Conforme explicado por um estudo publicado pela Salud Mental, a higiene do sono é constituída pelos comportamentos que são realizados antes de dormir e que influenciam no descanso. Portanto, ao trabalhar para melhorar esse aspecto, o sono e a saúde da pessoa serão beneficiados. Aplicada ao esporte, a boa qualidade do sono tem um impacto positivo no desempenho. É por isso que vamos dar algumas dicas para melhorar a qualidade do sono.

Afaste-se de todos os dispositivos eletrônicos antes de dormir

A luz dos aparelhos eletrônicos, tais como celulares, televisores e tablets, dificulta o adormecimento e, portanto, piora a qualidade do sono. Isso ocorre porque a luz estimula o núcleo supraquiasmático do hipotálamo. Quando esse receptor é ativado pela luz, a secreção de melatonina, o hormônio do sono, é inibida. Para conseguir dormir, são necessários níveis elevados dela. Para dormir, é melhor ficar na escuridão total e deixar de usar aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de deitar. Além disso, desconectar-se do mundo virtual também é benéfico para limpar a mente e não ter preocupações adicionais.

Cuide da sua dieta para melhorar a qualidade do sono

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante para um sono de qualidade. A alimentação e o sono estão intimamente relacionados: importa não apenas o que você come, mas também o quanto você come e a que horas. Alimentos com um bom teor de triptofano podem ajudar a dormir melhor, pois essa molécula é precursora da melatonina. Exemplos desse tipo de alimento seriam as oleaginosas, o leite ou a carne de aves. Quanto à quantidade, o ideal é fazer um jantar leve que nos deixe saciados. Cuidado com os extremos: um jantar pesado ​​é tão ruim quanto ir para a cama sem jantar. Finalmente, lembre-se de que deve haver tempo suficiente entre o jantar e a hora de dormir para fazer a digestão.

Liberte a sua mente de pensamentos desnecessários

Um dos maiores obstáculos para a boa qualidade do sono é ter pensamentos martelando na nossa cabeça. As preocupações do dia a dia ou os pensamentos sobre a incerteza do futuro impedem o relaxamento necessário para dormir bem. As técnicas de relaxamento são muito eficazes para tratar esse problema, não só porque induzem a um estado físico de tranquilidade e bem-estar, mas também porque, ao manter a concentração na respiração, não é possível pensar nas preocupações. Direcionar a atenção para a respiração pode funcionar como uma distração para esquecer todos os pensamentos negativos.

Estabeleça rotinas de sono

A qualidade do sono é muito sensível às rotinas e hábitos. O corpo se acostuma facilmente aos horários determinados para dormir e para se levantar. Uma rotina de sono permite que o corpo se prepare para terminar ou começar o dia. Estabelecer rotinas de sono significa tentar definir determinadas faixas de horário para ir para a cama e para se levantar no dia seguinte. É mais fácil estabelecer a hora de se levantar, pois o horário de trabalho obriga a começar o dia. No entanto, definir a hora de dormir é mais difícil, pois isso requer um exercício de consistência e disciplina por parte da pessoa. Essa rotina de sono deve permitir um certo grau de flexibilidade. É muito difícil ir para a cama à mesma hora todos os dias, por isso é melhor definir margens ou intervalos do que uma hora específica e fixa

Para a sua própria saúde, não negligencie a qualidade do sono

O sono é parte indissociável da vida das pessoas, pois ele é necessário para uma boa saúde, tanto física quanto psicológica. Além disso, ele não serve apenas para descansar: durante o sono, tudo o que foi aprendido durante o dia se consolida e a memória é potencializada. A chave para melhorar a qualidade do sono é estabelecer hábitos saudáveis. Eles vão além de apenas dormir, e incluem outros aspectos como, por exemplo, a alimentação, a capacidade de relaxar e o ambiente. Fonte: fitpeople.

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time] atrás, de [location]
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.