10 equipamentos para turbinar seu treino em casa

10 equipamentos para turbinar seu treino em casa
Que o coronavírus mudou a rotina fitness com o fechamento de parques e academias, você já sabe. Mas você também já deve ter lido que continuar praticando atividade física em casa é importantíssimo para manter a imunidade e a saúde física e mental durante o período de isolamento. A internet está cheia de aplicativos com treinos e as redes sociais oferecem lives com educadores físicos diariamente. A maior parte desses treinos pode ser feita sem equipamentos, usando o peso do próprio corpo. Mas se você quer dar uma incrementada na sua rotina de treinos em casa pode comprar on-line alguns poucos equipamentos que são super versáteis e podem ser usados para criar uma rotina fitness digna de academia.

Duvida? Pedimos aos personal trainers Rodrigo Sangion, Rodrigo Ruiz, Cau Saad e Lincoln Cavalcante para indicarem 5 equipamentos que eles consideram coringas dos treinos em casa. Com a lista em mãos, o coach do Box Born To CrossFit, Wellington Alves do Carmo (Dread Coach) montou um circuito para o corpo todo usando os apetrechos. “É bom lembrar a importância da presença de um profissional de educação física. Por conta da pandemia, muitos profissionais têm se inovado trabalhando com chamada de vídeo, vídeo aula e até consultorias online.

São formas de prevenir que o aluno execute o movimento incorreto e acabe se machucando”, lembra Rodrigo Ruiz. Mais uma dica: compre uma carga moderada de peso para que seu treino fique mais versátil e seguro. Partiu #quarentreino?

Rodrigo Sangion - proprietário da academia Les Cinq Gym e personal trainer

  1. Corda: Ótimo para quem quer emagrecer, ganhar condicionamento físico, agilidade, equilíbrio e coordenação motora ou apenas melhorar a saúde. E o melhor é que pular corda não exige muita estrutura, mas apenas o tênis e um espaço qualquer em casa. Dá para fazer o exercício tradicional que é pular corda, até exercícios para as pernas, como por exemplo stiff e afundo, segurando a corda nas mãos com os braços esticados, ajudando no equilíbrio.
  2. Colchonete ou tapete fitness: Importante para fazer os exercícios que temos quase todo o corpo apoiado no chão, como elevação de quadril, prancha que trabalha o abdômen e até os outros tipos de abdômen, como canivete, além de flexão de braços apoiando o joelho, no caso para quem não consegue fazer sem os joelho no chão.
  3. Elástico: O Elástico é bem versátil e contribui para o fortalecimento da musculatura do corpo todo. O uso do elástico provoca resistência na hora do movimento, então vai substituir a carga das tecnológicas marcas. Com ele é possível fazer agachamentos, elevação de quadril, tríceps, bíceps, entre outros.
  4. Halteres variados de 1 kg a 7 kg: Assim como os elásticos, os halteres vão contribuir para potência do treino com relação à musculatura. segurando apenas um halter é possível trabalhar a musculatura do corpo todo, como por exemplo: tríceps francês, bíceps, quadríceps e ombros.
  5. Bola Suíça: A bola é um elemento que não tem restrição de idade e com ela é possível fazer exercícios de vários níveis de dificuldade. Entre eles recomendo desde os abdominais - com pernas elevadas e panturrilhas em cima da bola, ou deitado com as costas em cima da bola; os exercícios para a perna que pode ser feito apenas apertando a bola entre as pernas, ou posicionando a bola na parede para encostar as costas e fazer agachamento, até o canivete sobre a bola, trabalhando tanto os membros inferiores como superiores.

Lincoln Cavalcante - personal trainer

  1. Medicine ball ou WallBall: Adoro essa bola que tem uma carga dentro (você pode escolher o peso ideal para você), pelo fato de conseguir fazer mais de 20 exercícios e trabalhar o corpo inteiro, principalmente o cardio.
  2. Kettlebell: Esse peso com alças é ótimo para ajudar no ganho de massa muscular de diferentes grupamentos musculares, excluindo a necessidade de equipamentos grandes, pesados e caros.
  3. Caixa de salto: Com ela consigo fazer um excelente treino de potência e cardio além de variar os estímulos quando usado junto com outros equipamentos.
  4. Mini Band: Esse mini elástico não pode faltar. Com ele consigo prescrever treinos excelentes para glúteo, posterior de coxa e anterior de coxa. (Vale investir em vários até para levar na mala nas suas viagens).
  5. Corda de pular: Com a corda não tem muita variação de exercício, mas a grande vantagem é que consigo me manter por mais tempo em exercício, simulando um aparelho ergométrico (como esteira, bicicleta ou elíptico) que trabalha o sistema cardiorrespiratório.

Cau Saad - proprietária do Instituto Cau Saad e personal trainer

  1. Mini Band: Fácil de usar, prático e preço de acessível. Em uma caixinha, vem três níveis – fácil, moderado e difícil. E dá para aproveitar muito em diversos movimentos de membros inferiores e superiores.
  2. Bolinha de tênis ou bolinha de liberação miofascial: Acho incrível para soltar os pontos nas costas e nos pés, liberando a tensão de ficar sentada ou deitada demais, ou até por fazer muitas aulas de ginástica.
  3. Arco flexível: Esse equipamento é democrático, tem bom custo benefício e é ótimo para trabalhar tanto membros inferiores, como tronco e membros superiores.
  4. Corda: Ótimo para treinar resistência cardiovascular, já que nem sempre conseguimos fazer um treino completo.
  5. Fita de suspensão (TRX): Perfeito para trabalhar o corpo inteiro, ele pode ser preso na porta ou em algum suporte fixo no teto da garagem, por exemplo, porque vem com suporte.

Rodrigo Ruiz - personal trainer

  1. Colchonete ou tapete de yoga: Evita desconforto nos exercícios feitos no chão e deixa tudo mais higiênico. Depois de usar é só passar um paninho com álcool.
  2. Mini band: Esse joguinho de elásticos vem com diferentes tensões, assim, você consegue fazer muitos exercício, para o corpo inteiro, com resistência e sem precisar de peso.
  3. Kettlebell: Os movimentos com esse equipamento desenvolvem força, potência, equilíbrio e flexibilidade.
  4. Faixa elástica: Com a TheraBand ou elasticão dá para aumentar a tensão em exercícios variados, como agachamentos e elevação lateral de ombros e até usar como resistência para a corrida estacionária (sem sair do lugar).
  5. Bola suíça: Ideal para o desenvolvimento de equilíbrio, força, elasticidade e coordenação motora pode ser usada para abdominais, flexões de braço e de perna, entre outros exercícios.
Leia mais: Vida e estilo

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