Você ronca? Aposte em estratégias para melhorar a qualidade do sono

Você ronca? Aposte em estratégias para melhorar a qualidade do sono

Quem ronca nem sempre se dá conta do hábito – na maioria das vezes, é o parceiro de quarto ou de cama que precisa dar o toque depois de ter o sono prejudicado pelo barulho. O ronco é definido pelos médicos como um ruído respiratório originado pelo estreitamento da passagem do ar pelas vias aéreas superiores.

Ele é considerado um sintoma comum, que afeta quatro em cada dez pessoas e é mais prevalente entre os homens, embora até crianças e idosos possam apresentá-lo.

As mulheres também roncam, mas serão mais afetadas após a menopausa, dadas as mudanças hormonais. Como roncar não é considerado uma doença, mudanças nos hábitos de vida podem aliviar e até solucionar o incômodo. Entretanto, ele pode sinalizar a presença de um distúrbio mais sério, como apneia do sono.

Durante o dia, os músculos das vias respiratórias superiores garantem que a respiração aconteça normalmente. Quando você adormece, essa musculatura relaxa, fazendo que a garganta fique mais estreita. Com isso, toda vez que você respira, os tecidos da região vibram e o ronco aparece. Outra situação que facilita o ronco é a ocorrência do estreitamento do canal do nariz.

O SOM NEM SEMPRE É IGUAL

O barulho do ronco pode variar dependendo da mudança na posição do corpo ao longo da noite de sono. Em geral, o maior ruído é o inspiratório; contudo, também pode ocorrer durante a expiração. Como as noites nunca são iguais, o relaxamento que leva ao ronco pode acontecer em diferentes fases do sono e ainda ser influenciado por fatores externos como o clima, alergias, uso de álcool e medicamentos.

QUANDO PROCURAR AJUDA

A hora de marcar uma consulta é o momento no qual o sintoma começa a afetar a sua qualidade de vida, ou a do seu parceiro. Desde 2011 existe uma especialidade chamada Medicina do Sono, que conta com mais de 400 especialistas certificados no Brasil. A maioria são otorrinolaringologistas, mas pneumologistas, psiquiatras, neurologistas, pediatras e clínicos com formação em sono podem avaliá-lo.

O QUE FAZER PARA PREVENIR OU REDUZIR O RONCO

Perca peso;
Pare de fumar;
Prefira a posição de lado ao dormir. Você pode usar um travesseiro como apoio para mantê-lo na posição correta;
Aposte em estratégias para melhorar a qualidade do sono;
Controle a pressão arterial e o diabetes;
Evite abusar de bebidas alcoólicas;
Reduza ou cesse o consumo de medicamentos para dormir.

COMO É O TRATAMENTO?

Um estudo publicado na revista médica Clinical Otolaryngology avaliou quais estratégias realmente funcionam para o tratamento do ronco. A conclusão é que o incômodo pode ser controlado com mudanças no estilo de vida (a primeira delas: perda de peso), uso de aparelhos intraorais e, em casos, específicos, cirurgia.

DICAS PARA MELHORAR O SEU SONO

Modere no jantar. As refeições devem ser leves à noite;
Seja consistente. Habitue-se a dormir sempre no mesmo horário;
Crie um ritual. Procure seguir a mesma ordem de atividades antes de ir para a cama, mesmo que durma fora de casa. Por exemplo: desligar o celular, escovar os dentes, tomar um chá, ouvir uma música calma;
Prepare o ambiente. O quarto deve estar escuro, tranquilo e com temperatura agradável Busque o silêncio. Se você vive em uma área barulhenta, adote o uso de protetores de ouvido ou considere instalar janelas antirruído;
Use o quarto só para dormir. Livre-se da TV, do computador e do celular na cama;
Evite cafeína. Prefira consumir café, chá, bebidas gaseificadas só durante o dia;
Garanta conforto. Use travesseiros para ajudá-lo a manter a melhor posição para dormir;
Pratique atividade física regular. Mas evite fazê-lo nas horas anteriores ao sono, o que pode retardar a chegada do descanso;
Relaxe. Encontre uma técnica ou atividade que combine com você e coloque-a em prática antes de dormir.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem.

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