Pedalar traz benefícios para a saúde, para a sociedade e para o meio ambiente

Pedalar traz benefícios para a saúde, para a sociedade e para o meio ambiente

Apenas 13% dos brasileiros fazem o trajeto de ida e volta do trabalho de modo ativo, ou seja, em cima de uma bike ou mesmo caminhando. E, diferente do que muita gente acha, pedalar pode ser muito mais do que apenas um exercício dentro de uma academia. Quando se transfere os pedais para o lado de fora, as vantagens se multiplicam.

Problemas como sobrepeso, colesterol e até dores nos ossos podem ser minimizados diante de uma rotina com uma bicicleta. Há casos, aliás, como mostra o Globo Repórter, em que o paciente zera as taxas de doenças crônicas, passando a ser uma pessoa completamente saudável. E as dores nas costas não deixam saudades.

É claro, pedalar envolve esforço físico, equilíbrio e foco. Não é por isso, porém, que não pode ser divertido. Dentro de um ritmo adequado, é possível acelerar aos poucos até que você encontre uma velocidade em que se sinta realmente em liberdade. E, quando for conferir, é possível que já esteja fazendo até mais de 12 quilômetros por dia.

Mas não é só na sua saúde que a bike pode agir. Utilizar uma bicicleta em vez de um carro, por exemplo, já permite uma redução em despesas: não será necessário pagar estacionamentos, combustível ou mesmo IPVA. Além disso, a bicicleta é mais ecologicamente correta e permite que você perca menos tempo no trânsito: afinal, não há congestionamento para quem está sobre duas rodas.

Exatamente por isso, o estresse durante o dia diminui. É possível que você se sinta mais bem-disposto e mais acordado do que se tivesse utilizado um carro ou um transporte público lotado para ir até o emprego. Enquanto seus colegas enfrentam trânsitos angustiantes, você faz do seu caminho um momento para se exercitar e — por que não? — sentir-se livre.

Não à toa, a energia também pode gerar reflexos no rendimento, seja no próprio trabalho, ou mesmo em casa. Isso porque, após um dia cheio, você ainda se sente bem para brincar com seus filhos, assistir a um filme ou cozinhar algo diferente.

E, falando em filhos, uma viagem em família pode ser tornar muito mais emocionante se for feita sobre uma bicicleta. É comum que crianças se sintam entediadas depois de poucas horas dentro de um carro, enquanto a bicicleta pode gerar uma diversão à parte: a paisagem fica mais próxima, mais viva, é possível parar com facilidade para ver animais e até tirar fotos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
0
×

Carrinho