O truque de respiração que pode aumentar sua produtividade

O truque de respiração que pode aumentar sua produtividade
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Respire fundo e lentamente. Sério, isso vai te ajudar.

A ideia de que os exercícios de respiração são capazes, de alguma forma, de gerar tranquilidade é antiga — yoga não foi desenvolvida recentemente, como você sabe. Mas poucas pessoas compreendem exatamente como a respiração é capaz de aliviar o estresse em um nível fisiológico e pode até ser usada para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

Respire fundo e lentamente. Sério, isso vai te ajudar.

A ideia de que os exercícios de respiração são capazes, de alguma forma, de gerar tranquilidade é antiga — yoga não foi desenvolvida recentemente, como você sabe. Mas poucas pessoas compreendem exatamente como a respiração é capaz de aliviar o estresse em um nível fisiológico e pode até ser usada para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

Nossos pulmões estão cheios de receptores que dizem ao nosso cérebro se estamos inalando ou exalando, explicou a doutora Patricia Gerbarg, professora assistente clínica de Psiquiatria da New York Medical College e coautora de “The Healing Power of the Breath“ (O Poder de Cura da Respiração”). Quando inalamos, ativamos o estado simpático (o sistema de luta ou fuga). Quando exalamos, ativamos o estado parassimpático (o sistema de calma e controle). É por isso que exercícios de respiração como os de yoga muitas vezes envolvem exalações longas.

“Para ter produtividade máxima você deve respirar de uma forma que te mantenha na zona parassimpática, para estar calmo e livre de estresse, mas não ir longe demais, para não chegar ao ponto em que sua mente desliga”, disse Gerbarg.

Para quem quer ficar zen no escritório, Gerbarg sugere um exercício chamado Respiração Coerente, que consiste em inalações e exalações de durações iguais a um ritmo bastante lento, sem prender a respiração. Para a maioria dos adultos, a taxa de respiração ideal é de 4,5 a 6 respirações completas por minuto. Segundo Gerbarg, essa técnica é a ideal, porque atinge um equilíbrio entre os benefícios dos estados parassimpático e simpático e pode ser feita com pouco esforço após um pouco de treinamento. Além disso, estudos a ligaram à redução do estresse e ao aumento do desempenho cognitivo.

“Inicie esse tipo de respiração cinco minutos antes de um momento particularmente estressante do dia, como uma apresentação ou uma grande reunião”, disse Gerbarg. “E embora algumas pessoas o utilizem apenas quando estão ansiosas, o benefício é maior quando se faz regularmente por cerca de 20 minutos ao dia”.

Fonte: exame.abril

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