Sofrendo com nariz entupido? 5 alimentos que combatem congestão nasal
Postado: 21/maio/2020 | Categoria: Qualidade de Vida
                 

A congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, é um sintoma frequente que geralmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares. Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente.

O nariz entupido também pode surgir por causa de fatores externos como exposição à poluição, mudanças climáticas bruscas ou traumatismo. Além disso, em alguns casos, a obstrução nasal ocorre devido a alterações anatômicas no nariz, como o desvio de septo. Esse sintoma desagradável pode vir acompanhado de um acúmulo de muco, o que dificulta ainda mais a respiração.

Na maioria dos casos, a congestão nasal é apenas um incômodo passageiro, que melhora rapidamente. Mas, se o desconforto persistir por semanas ou a pessoa ainda sentir dor na face, muita secreção, tosse, febre alta ou sangramento, é importante procurar um médico para averiguar se não é uma doença mais grave que precisa de tratamento.

Uma forma de amenizar a congestão nasal é escolher os alimentos adequados. Alguns contribuem para descongestionar as vias aéreas, enquanto outros causam a vasodilatação, aumentam a produção de muco, dão coceiras, espirros e falta de ar, piorando ainda mais o sintoma.

A seguir, indicamos quais alimentos podem diminuir a congestão nasal e quais devem ser evitados ou consumidos com bastante moderação.

Grãos e sementes

Castanhas, sementes de linhaça e de girassol contêm flavonoides. Essa substância tem efeito anti-inflamatório e é também emoliente, ou seja, ajuda a amolecer as mucosas e contribui para diminuir a sensação de entupimento nasal.

Canja de galinha

A canja de galinha possui o aminoácido cisteína, que atua como anti-inflamatório e acelera a fluidificação do muco aliviando a congestão nasal. Além disso, o vapor das sopas e as altas temperaturas aquecem e umidificam a mucosa nasal, levando a uma resposta fisiológica do corpo, com consequente descongestionamento do nariz.

Alho e cebola

Esses alimentos que são usados como temperos contêm substâncias que combatem infecções por bactérias, vírus e fungos. Isso ocorre devido a um componente chamado alicina que ajuda a diluir o muco e bloqueia as vias respiratórias e também reduz a inflamação da cavidade nasal.

Abacaxi

O abacaxi possui bromelina, uma substância que reduz a inflamação e diminui a congestão das vias nasais. Além disso, o abacaxi possui bastante água, o que ajuda na hidratação e vitamina C, o que combate inflamações. Lembrando que a bromelina encontra-se principalmente no miolo da fruta.

Gengibre

O consumo de gengibre diminui o sintoma devido as suas propriedades descongestionantes, que ajudam a limpar as vias respiratórias. Contém também substâncias anti-inflamatórias e por essa razão é um alimento que combate gripes e resfriados e alivia a congestão nasal causada por esses problemas de saúde.

Fonte: Uol Viva Bem

Se você precisa de resultados instantâneos para respirar melhor, experimente o Flux Air. Desfrute dos benefícios de respirar livremente pelo nariz de forma segura e sem ação ou efeitos colaterais dos medicamentos.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Tweeter
Compartilhar no Google+

Comprar