Dicas para respirar corretamente enquanto pratica uma corrida
Postado: 1/agosto/2019 | Categoria: Corrida, Todos os Posts
O sucesso na corrida depende de um treino adequado ao objetivo que você quer atingir, aliando com técnicas de respiração corretas
                 

Não é novidade pra ninguém o quanto é importante respirar corretamente enquanto se pratica uma corrida. É certo que o sucesso na corrida depende do treino adequado ao objetivo que pretendemos atingir, bem como outras variáveis. Mas aplicar algumas técnicas de respiração corretas pode também contribuir significativamente para correr melhor. Se conseguirmos inalar mais oxigênio, sem comprometer a nossa eficácia de corrida, teremos uma grande vantagem a outros corredores que lutam por respirar corretamente.

QUANDO FICAMOS SEM FÔLEGO

É normal sentir falta de ar quando estamos correndo. O nosso corpo depende de oxigênio para trabalhar e os nossos músculos vão precisar de ainda mais oxigênio quando estiverem em uma atividade física mais intensa, como a corrida. Quando corremos, o nosso corpo tem que estar constantemente fornecendo oxigênio aos músculos, para que eles possam ter energia e providenciar a força necessária para nos impulsionar para a frente. Os nossos pulmões têm que conseguir absorver mais ar e é por esta razão que muitas vezes sentimos falta de ar enquanto corremos.

Para testar os limites do seu sistema cardiorrespiratório enquanto corre, há um teste fácil que pode ser feito e que se apelidou de “teste da conversa”:

Comece correr num ritmo que permita respirar facilmente e de forma despreocupada. Neste ritmo, você será capaz de conversar confortavelmente com os seus companheiros de corrida. Depois, tente correr um pouco mais rápido e voltar à conversa. Quando não conseguir manter uma conversa de forma fácil e confortável, isso mostrará que está correndo depressa demais para a sua capacidade cardiorrespiratória atual.

TÉCNICAS DE CORRIDA SIMPLES

Se forem capazes de respirar de forma adequada à vossa corrida, poderão melhorar a vossa resistência e correr mais rápido, ou mesmo cobrir distâncias maiores. As técnicas de respiração certas vão ajudar o vosso corpo a entregar oxigênio aos músculos de forma mais eficiente, o que vai fazer com que se sintam mais confortáveis a correr. Eis algumas dessas dicas:

1. Respirar pela boca

Em circunstâncias normais é natural que se respire pelo nariz. No entanto, quando estamos correndo, provavelmente todos usamos a boca para respirar. Se respirarem de forma confortável pela boca, conseguem inalar maiores quantidades de oxigênio, mas também (e muito importante) libertar mais dióxido de carbono para fora dos pulmões. Esta é a melhor forma de inspirar quantidades suficientes para os nossos músculos.

2. Respiração abdominal… Sim, com a barriga!

Quando estamos correndo não devemos respirar só com a caixa torácica. Para introduzir mais oxigênio no nosso sistema, temos que aprender a usar todos os cantinhos dos nossos pulmões, o que significa que temos que aprender a respirar “com a barriga” ou, corretamente falando, aprender a fazer respiração abdominal. Podem experimentar em casa: deitem-se no chão, inspirem e inchem barriga, expirem e vazem a barriga – usem uma mão em cima da barriga e outra no peito, em que a mão do peito não pode nem subir, nem descer. Depois é só aplicar a técnica durante a corrida. Esta técnica serve de complemento à respiração puramente torácica, aumentando assim a capacidade dos pulmões.

3. Respiração mais curta e superficial

Nem sempre é consensual, mas uma das melhores formas de respirar enquanto se corre (principalmente mais rápido) é fazer uma respiração mais curta e superficial. Não vão conseguir correr muito longe se respirarem de forma profunda e prolongada. No entanto, se sentirem dificuldades enquanto sobem, por exemplo, uma encosta íngreme, intervalar com algumas respirações longas pode ajudar a recuperarem o ritmo respiratório.

4. Respirar com ritmo

É importante respirar ao mesmo ritmo que a sua passada. Esta é uma das principais dificuldades nos iniciantes que começam a dar os primeiros passos de corrida e, talvez, um dos mais importantes. Devem inspirar e expirar a um ritmo consistente, não importa se estão correndo rápidos ou lentos. Uma forma de verificar se estão a respirar ao ritmo da corrida é contar os passos que dão enquanto correm e inspirar/expirar em cada 2 passos ou mais. Os mais experientes (ou em ritmos mais lentos) deverão conseguir inspirar em 4 passos e expirar nos outros 4 passos seguintes.

Fonte: FitDay

Pratique exercícios diariamente. Mantenha o seu organismo livre de toxinas e tenha mais qualidade de vida. Alie o uso de Flux Air e observe a melhora do seu rendimento! Respire de verdade e desfrute de todos os benefícios de ter um corpo saudável!

Saiba mais sobre o Flux AirAQUI.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Tweeter
Compartilhar no Google+

Comprar

Flux Air

R$ 45,90

Estojo Flux Air

R$ 8,90

Squeeze Flux Air

R$ 29,90